segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Airedale Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: M
Função: Ele já foi e ainda é utilizado para caça à lontras. Também é usado pelas polícias alemã e inglesa. Ótimo cão de caça e companhia.

Personalidade: Os Airedales são companheiros, divertidos, corajosos e muito inteligentes. Têm uma ótima reputação com crianças, mas sempre devem ser observados enquanto brincam.

História: A raça foi desenvolvida no século passado na região do rio Aire, Yorkshire, Inglaterra para caça de ratos e outros pequenos animais como as nútrias (roedor típico da região) nos campos, tocas e pântanos. O tipo foi criado a partir do cruzamento de Working Terrier (um cão comum na região) com o Otterhound, raça de excelentes nadadores e caçadores de roedores. O nome Airedale Terrier ganhou reconhecimento em 1878. O Airedale foi uma das primeiras raças usadas por policiais na Alemanha e Grã Bretanha.

Saúde: Pode sofrer de displasia coxo-femural caracterizada pela alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. A torção gástrica também é comum. Caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível.

Atividades: É bastante ativo e com energia de sobra para qualquer atividade física. Para conservar-se bem não apenas do ponto de vista físico, mas principalmente psicológico, precisa de exercícios constantes. Pode, eventualmente, morar em casas pequenas e até mesmo em apartamentos desde que obedeça a um infalível programa de exercícios.

Pelagem: Possui pelagem dupla, dura, densa e resistentes. Sua pelagem curta cobre bem o corpo e pernas. Deve ser tosado duas vezes por ano, sendo a altura da tosa coincidente com a época da mudança do pêlo.

Nenhum comentário: