segunda-feira, 8 de setembro de 2008

American Pit Bull Terrier

Origem: Estados Unidos

Porte: M

Função: Foi utilizado inicialmente nos Estados Unidos por fazendeiros para caça, lida com gado, e também como cão de companhia/proteção da família.

Personalidade: A resistência, coragem indomável e gentileza com os que ama, são características principais do Pitt bull Terrier. No entanto seu temperamento torna extremamente difícil a convivência com outros cães.

História: No decorrer do século 19, criadores na Inglaterra, Irlanda e Escócia começaram experimentos com cruzamentos entre Bulldogues e Terriers na procura de um cão que combinasse a esportividade do Terrier com a resistência e atleticidade do Buldogue. Desses cruzamentos surgiram inúmeras denominações como Pit Terrier, Pit Bulldogs, Meio a Meio (significando metade Buldog, metade Terrier), Yankee Terrier, Pit Bull Terrier, American Staffordshire Bull Terrier. Os Staffordshire Bull Terriers foram levados para os Estados Unidos e lá passaram por processos seletivos e cruzamentos para aumentar o tamanho. Esses descendentes de porte diferenciado são os hoje, chamados American Staffordshire Terrier. Na verdade o American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier são o mesmo cão. As restrições quanto ao comportamento e a rigidez do padrão, exigidos no American Staffordshire Terrier, é o que basicamente difere as duas raças. O American Staffordshire Terrier (vide padrão) é o resultado obtido por criadores mais interessados em aperfeiçoar a estrutura física e obter maior controle de comportamento. Os emigrantes levaram estas cruzas de Bulls e Terriers para os Estados Unidos. Os talentos diversos não passaram despercebidos pelos fazendeiros e rancheiros que passaram a usar esses cães para proteção ou como cães recuperavam o gado semi selvagem, porcos, ajudantes nas caçadas, pastores e como cães de companhia de suas famílias. Atualmente o Americam Pit Bull continua demonstrando sua versatilidade, participando com sucesso em campeonatos de Obediência, Faro, Agility, Proteção e Tração além da conformação.

Saúde: A raça está propensa às seguintes doenças: Displasia coxo-femural - A displasia coxo-femural é uma condição clínica comum, que consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando, além de problemas de locomoção, dor e incômodo aos animais. Atrofia progressiva da retina - Esta condição pode levar à cegueira total. Dermatites - Sensibilidade a certas substâncias podem causar alergias e reações na pele.

Atividades: Natação e caminhada de pelo menos 3 km (na rua ou em esteira) são os exercícios mais indicados, uma hora de caminhada em dias intercalados, resulta em uma musculatura densa e definida.

Pelagem: Pelagem lustrosa. Curta e dura ao toque.

Nenhum comentário: