segunda-feira, 8 de setembro de 2008

American Akita

Origem: Japão

Porte: G

Função: Cão de companhia e guarda pessoal.

Personalidade: O Grande Cão Japonês é um de temperamento amigável, alerta, responsivo, digno, dócil e corajoso. Sabe muito bem diferenciar o dono e os amigos dele dos estranhos, mas no ambiente familiar é amistoso, dócil e receptivo

História: No início, a história do Grande cão Japonês (anteriormente Akita Americano) é idêntica ao desenvolvimento do Akita Japonês. Desde 1630, na região de Akita, Akita Matagis (cães caçadores de ursos) eram usados em lutas de cães. A partir de 1868, a raça foi cruzada com Tosas, Pointers Alemães, São Bernardos ou Dogues Alemães. Em 1908, as lutas entre cães foram proibidas, mas a raça foi preservada e, em 1931, designada como Monumento Natural. Divisão da Raça: Agora, a raça está dividida: AKITA INU (tipo japonês) e GRANDE CÃO JAPONÊS (tipo americano), ambos com padrões separados. O AKITA INU continua a ser julgado no GRUPO 5 (cães primitivos e spitz) e o AKITA AMERICANO passa a ser julgado no GRUPO 2 (schnauzers, mollossos, boiadeiros suícos, trabalho, pinchers, e raças similares), mas com um detalhe: não precisam passar por prova de trabalho. Tanto os americanos quanto os britânicos e países afiliados à eles, não dividiram a raça e portando continuam sendo os dois tipos chamados de AKITAS (EUA, CANADÁ e outros afiliados ao AKC) e JAPANESE AKITAS (GRÃ BRETANHA e países afiliados ao Kennel Club inglês), AKITA INU (países afiliados a FCI, no caso Brasil). Durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1645), era comum usar cães como fonte de pelo para as roupas militares. A polícia ordenou a captura e o confisco dce todos os cães, exceto o Pastores Alemães, usados para razões militares. Alguns criadores tentaram burlar a lei, cruzando seus cães com Pastores Alemães. Quando a 2ª Guerra terminou, os Akitas tinham sido drasticamente reduzidos em número e existiam 3 tipo distintos: 1) Matagi Akitas; 2) Akitas de luta e 3) Akitas “pastores” (cruzados). Isto criou uma situação muito confusa para a raça. Durante o processo de restauração da raça pura após a guerra, Kongo-Go da linha Dewa, alcançou uma popularidade tremenda, mas temporária. Muitos Akitas da linha Dewa, os quais exibiam características da influência de Mastiff e Pastores Alemães, foram levados aos Estados Unidos pelos membros das forças militares. Os Akitas da linhagem Dewa, inteligentes e capazes de se adaptarem a diferentes ambientes, fascinaram os criadores no Estados Unidos e a linha foi desenvolvida, aumentando o número de criadores e crescendo em popularidade.

Saúde: A principal doença hereditária comum nessa raça é a displasia coxo-femural. Caracteriza-se pela alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.

Atividades: Exercícios como pular, correr e nadar são igualmente bons para o cão. Requer uma área espaçosa para se exercitar.

Pelagem: Pelagem dupla. Subpelo grosso, macio, denso e mais curto do que o pelo, que é reto, áspero, grosso e relativamente assentado pelo corpo. A pelagem é mais curta na cabeça, porção inferior dos membros e orelhas. O comprimento do pelo na cernelha e culotes é ligeiramente mais longo que o restante do corpo, exceto a cauda, onde há uma pelagem mais longa e profusa. A cor é qualquer uma, como o vermelho, castanho, branco, etc. Malhado ou tigrado, com marcações bem balanceadas, podendo ter ou não a máscara preta. Os cães totalmente brancos não possuem máscara.

Nenhum comentário: