segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Basset Azul da Gasgonha

Origem: França

Porte: M

Função: É um excelente caçador tanto no campo como na cidade. Especialmente para a caça a tiro, às vezes de trilha, pode caçar individualmente ou em matilha. Sua caça predileta é o coelho e a lebre. Com um pouco de incentivo pode ser um razoável cão de alarme. Muito bom companheiro.

Personalidade: Ativo, ágil e perseverante. Dedicado na sua tarefa de caçador e dotado duma bela voz de urrador. Se adapta facilmente à matilha. Afetuoso, e alegre com quem necessita de se submeter.

História: Pouco sabe-se das suas origens. Como o próprio nome diz é originário da província da Gasconha, na costa sudoeste da França, próxima à divisa com a Espanha e às montanhas dos Pirineus. Acredita-se que os seus antepassados seríam os bleu de Gasgonha de maiores dimensões, alguns dos quais foram submetidos a cruzamentos sucessivos, até a fixação definitica da nova raça. A raça renasce no final do século 19, incentivados por alguns caçadores do oeste. Desde então, sua evolução tem sido constante tanto no plano do melhoramento morfológico como na preservação de suas qualidades de cão chamado “sulista”.

Saúde: Como todas as raças caninas, o Basset Azul também está propenso a uma série de doenças sejam elas hereditárias ou não. Otite - As orelhas compridas do Basset Hound predispõem a raça a infecções como a otite. Por esse motivo a limpeza regular das orelhas com alcool nas partes externas do pavilhão auditivo, e soluções próprias encontradas no comércio para dissolver a cera nas partes internas do canal auditivo, são as melhores prevenções contra essa doença. No caso de infecções levar imediatamente ao veterinário para os devidos exames. Alguns casos requerem culturas de fungos e bactérias da secreção em laboratório para a prescrição dos devidos remédios.

Atividades: Necessita exercícios físicos diários e área espaçosa para viver.

Pelagem: Curta, de espessura moderada e farta.

Nenhum comentário: