segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Basset Hound

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função: Tinha como função inicial a de caçador de coelhos e lebres. É um farejador que virou um companheiro.

Personalidade: O cão Basset Hound é calmo, sociável e afetivo. É um ótimo cão para adultos e crianças de todas as idades. Quando não tem nada para fazer, costumam dormir e não é destrutível quando está sozinho. Não gostam muito de se exercitarem.

História: O Basset Hound é uma raça de origem francesa e nome inglês, cujo padrão adotado na reunião da assembléia geral da FCI em Jerusalém, nos dias 23 e 24 de Junho de 1987, é inglês. A decisão de adotar o padrão inglês, substituindo o padrão americano é que a maioria dos cães inscritos nos países membros são de origem britânica. A origem da raça data do século XV, porém segundo estudiosos adota-se o ano de 1863 quando foi feita a primeira exposição de cães na França, onde os ingleses ficaram surpresos ao ver este tipo de cão que não conheciam. Depois o introduziram em seu país, principalmente os da Forêt Noire, os do Conde Le Couteulx de Canteleu, e os do senhor Louis Lane. O inicio da criação do Basset Hound nos Estados Unidos, deu-se em 1883 com lord Aylesford, com um casal de sabujos para caça do jack Rabbit (lebre do oeste norte-americano). A raça desenvolveu-se rapidamente nos Estados Unidos, pois era muito apreciada pelos caçadores e pessoas que procuravam um animal de companhia tranquilo, afetuoso e robusto. Os primeiros Basset-Hounds norte-americanos descendiam todos desta ramificação original, até que em 1920 outros exemplares vindos da Inglaterra deram sangue novo à criação local. Em 1935, fundou-se o Basset-Hound Club of America, e a Federação Canina Internacional decidiu adotar o padrão norte-americano para o Basset-Hound, devido ao grande índice de nascimentos anuais (cerca de 18.000 atualmente). Como dito anteriormente, na reunião da assembléia geral da FCI em Jerusalém, nos dias 23 e 24 de Junho de 1987, o padrão da raça que era o americano deixou de sê-lo sendo adotado o padrão inglês em voga até hoje.

Saúde: Apartir do quatro meses de idade, o cão pode apresentar trofia progressiva da retina. Esta condição pode levar à cegueira total no animal. Dermatites alérgicas são bem frequentes já que há uma enorme variedade de alérgenos, como desinfetantes e cimento, aos quais esta raça é suscetível. Podem ocorrer má formação entre as vértebras cervicais C2 e C3, é o que chamamos de instabilidade vertebral cervical A Luxação de Patela é caracterida pelo deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. A Doença de Von Willebrand tem caráter hereditário e afeta o processo de coagulação sangüínea. Pode ser confirmada por meio de exames e pesquisa de fatores de coagulação. Não se deve cruzar cães portadores desta doença, pois é letal para os filhotes.

Atividades: A atividade mais comum é correr e brincar, só às vezes. O negócio mesmo é descansar. A única atividade que não pode ser incentivada é a de comer, uma atividade que os Basset Hounds executam com perfeição!

Pelagem: Pelagem curta, lisa, espessa e com excesso de pele enrugada. Qualquer tom de marron, preto, branco ou qualquer outra cor típica dos hounds. Marcas ou ausência de marcas de outras cores são permitidas em qualquer parte do corpo.

Nenhum comentário: