segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bichon Frisé

Origem: França e Bélgica

Porte P

Função: Por suas qualidades de cão de companhia, o bichon é muito usado como auxiliar em terapias humanas que envolvem a presença de animais. Seu tamanho e aspecto ajudam no relacionamento com os pacientes enfermos, que são estimulados pela sua aparência e docilidade.

Personalidade: Alegre, ativo e amigável. O seu temperamento excepcional faz dele um cão ideal para famílias com crianças. Tem também um especial talento para travessuras, porisso deve ser educado desde muito cedo para que perceba facilmente os limites para as suas brincadeiras. Além de companheiros, são muito resistentes.

História: Tem origem muito antiga, iniciando-se com pequenos cães de pêlo longo e branco existentes já no antigo Egito e Fenícia 1.400 anos antes de Cristo. Bichon Frisé é reconhecido como uma raça franco-belga. Na Europa a raça foi se moldando, particularmente na França e Bélgica. Outras correntes defendem que a sua origem surge no Tenerife, ilha pertencente ao arquipélago das Ilhas Canárias, na costa de Espanha, pela mão de marinheiros do século XIV. O rei Henrique III (1547/1589), da França, grande apreciador de cães pequenos e felpudos, acolheu esta raça como a sua preferida. Seguindo a influência causada pelo rei, estes animais tornaram-se quase obrigatórios nas cortes europeias. Eram mimados e enfeitados a tal ponto que teriam originado o verbo “bichonner”, que em francês significa “enfeitar”.

Saúde: Cálculos renais podem ocorrer devido à alta concentração de proteína e magnésio na alimentação. Por a raça apresenta pele muito sensível, Dermatites alérgicas são comuns. Caracterizam-se por uma série de reações alérgicas. Otites também são comuns devido à conformação de suas orelhas, os exemplares desta raça estão propensos a desenvolver inflamação nos ouvidos.

Atividades: É uma boa companhia para longos passeios a pé, ou até mesmo para jogging. Caso eles não recebam sua dose diária de exercícios, eles serão bastante ativos dentro de casa.

Pelagem: Sua pelagem é fina e sedosa, ligeiramente crespa em espirais amplas, com 7 a 10 cm de comprimento. Necessita escovação duas vezes por semana

Nenhum comentário: