segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bichon Bolonhês

Origem: Itália

Porte: P

Função: Perfeito cão de companhia.

Personalidade: Calmo e amigável, é muito apegado ao homem e reservado. É um cão criativo e dócil. Convivem muito bem com crianças e com outros cães de pequeno ou grande porte, mas podem ser reservados com estranhos. Eles latem para mostrar ao dono que alguma coisa não está correta, mas em regra nunca são agressivos.

História: País de origem é a Itália e mais precisamente, a cidade de Bolonha, que lhe deu o nome, sendo as suas origens remotas: já nos séculos XI e XII eram apreciados especialmente pela graça e beleza. Em 1668, Cosme de Médicis enviou à Bélgica oito pequenos cães bolonheses e encarregou o coronel Alamanni que os oferecera em seu nome a alguma notabilidade de Bruxelas. Isto confirma , uma vez mais, o valor deste cão que naqueles tempos constituía um presente refinado, de bom gosto, muito em voga no ambiente diplomático.

Saúde: Por a raça apresenta pele muito sensível, dermatites alérgicas são comuns. Caracterizam-se por uma série de reações alérgicas. Otites também são comuns devido à conformação de suas orelhas, os exemplares desta raça estão propensos a desenvolver inflamação nos ouvidos.

Atividades: São cães bastante ativos e adoram se exercitar em qualquer tipo de local.

Pelagem: Longa por todo o corpo, da cabeça à cauda, da linha dorsal às patas. Preferivelmente rebelde e, portanto não assentado, mas em tufos, jamais forma franjas. Branco sem qualquer mancha ou tonalidade.

Nenhum comentário: