Origem: Áustria
Porte: M
Função: O Sabujo Tirolês é um cão de utilidade ideal para o caçador de bosque e montanha. Utiliza-se o como sabujo (solo) para a caçada da lebre e rastreador para buscar todo o tipo de espécies selvagens.
Personalidade: Cão de caça de caráter firme, apaixonado, com olfato apurado, que caça independente e busca de forma persistente. Possui um bom ladrido na caça, uma pronunciada avidez pelo faro, tendo, também um bom sentido de orientação.
História: Consta que o Imperador Maximiliano, já por volta de 1500 D.C., se utilizava destes nobres sabujos para caçar na região do Tirol. Em seus relatos de caça ele comenta ter selecionado seus cães-guia a partir destes animais. Por volta de 1860, na mesma região, teve início a criação de raças puras. Um padrão foi estabelecido em 1896 e o reconhecimento oficial veio em 1908. O Sabujo Tirolês de pequeno porte teve o padrão adotado em 1994.
Saúde: São animais bem resistentes que raramente ficam doentes. É conselhado apenas cuidados básicos com cão e visitas regulares ao veterinário. Assim seu cão estará sempre saudável e feliz.
Atividades: Gosta de viver em ambientes abertos.
Pelagem: A pelagem é dupla, com subpêlo lanoso e pêlo denso, ligeiramente áspero. O ventre é provido de pêlos e as coxas têm culotes. A cauda é revestida de pelagem densa em escova.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Braco Tirolês
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário