terça-feira, 9 de setembro de 2008

Braco Tirolês

Origem: Áustria

Porte: M

Função: O Sabujo Tirolês é um cão de utilidade ideal para o caçador de bosque e montanha. Utiliza-se o como sabujo (solo) para a caçada da lebre e rastreador para buscar todo o tipo de espécies selvagens.

Personalidade: Cão de caça de caráter firme, apaixonado, com olfato apurado, que caça independente e busca de forma persistente. Possui um bom ladrido na caça, uma pronunciada avidez pelo faro, tendo, também um bom sentido de orientação.

História: Consta que o Imperador Maximiliano, já por volta de 1500 D.C., se utilizava destes nobres sabujos para caçar na região do Tirol. Em seus relatos de caça ele comenta ter selecionado seus cães-guia a partir destes animais. Por volta de 1860, na mesma região, teve início a criação de raças puras. Um padrão foi estabelecido em 1896 e o reconhecimento oficial veio em 1908. O Sabujo Tirolês de pequeno porte teve o padrão adotado em 1994.

Saúde: São animais bem resistentes que raramente ficam doentes. É conselhado apenas cuidados básicos com cão e visitas regulares ao veterinário. Assim seu cão estará sempre saudável e feliz.

Atividades: Gosta de viver em ambientes abertos.

Pelagem: A pelagem é dupla, com subpêlo lanoso e pêlo denso, ligeiramente áspero. O ventre é provido de pêlos e as coxas têm culotes. A cauda é revestida de pelagem densa em escova.

Nenhum comentário: