sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Chesapeake Bay Retriever

Origem: EUA

Porte: G

Função: Cão de caça e companhia.

Personalidade: Possui disposição para o trabalho, bom faro, coragem e paixão pela água. É um cão brilhante e bem disposto. Coragjoso, atento e inteligente.

História: Em 1807 um navio inglês naufragou na costa americana na região de Chesapeake Bay, sendo resgatados dois cães. O macho avermelhado teve o nome de “Sailor”, a fêmea preta era chamada de “Canton” e ambos mostraram boas qualidades como “retrievers” (buscador). A partir daí muitos cães de diferentes raças foram usados no cruzamento com os dois, particularmente o Flat-Coated e o Curly-Coated, ambos Retrievers. Em 1885 o raça foi definida, tornando-se bastante popular pela sua fibra no trabalho árduo na busca de até 300 patos nas águas geladas de Chesapeake Bay.

Saúde: O Chesapeake Bay Retriever pode apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural - Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. Torção gástrica - Caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Entrópio - Inversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Pode ser corrigido cirurgicamente.

Atividades: Cão de alto nível de atividade, o Chesapeake Bay Retriever adora caminhadas e aprecia nadar. Por isso, deve praticar exercícios diariamente.

Pelagem: Pelagem curta e grossa, com subpêlo denso e lanoso. A oleosidade da pelagem áspera e a lanosidade do subpêlo são extremamente importantes para evitar que a água fria atinja sua pele e facilite a secagem rápida. Requer escovação diária.

Nenhum comentário: