sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Clumber Spaniel

Origem: França

Porte: M

Função: Como animal doméstico, é um companheiro meigo e agradável. Como caçador, é um grande localizador de caça e, se treinado, um ótimo retriever.

Personalidade: Devotado, costuma ser cão de um dono só, ao qual dedica mais atenção. cão bem equilibrado, de ossatura firme, ativo, com uma expressão de reflexão; sua aparência revela robustez. É generoso, muito inteligente, determinado e realizador de suas habilidades naturais. Trabalhador silencioso, com excelente olfato. É um animal muito calmo, sociável e ótimo para conviver com crianças.

História: O Clumber Spaniel é um dos mais antigos spaniels, surgindo no início do século XVIII. Embora a ascendência exata seja desconhecida, acredita-se que o extinto Alpine Spaniel e o Basset Hound tenham forte influência em sua formação. Seu nome deriva de sua própria história e destino. Nos anos que antecederam a Revolução Francesa o Duque de Noailles era um apaixonado criador desta raça. Com o início das revoltas sociais ele transferiu seus cães para a Inglaterra e os confiou ao Duque de New Castle em Clumber Park, de onde a raça obteve seu nome. O Duque de Noailles morreu na Revolução, mas a raça que criou sobreviveu como um legado de seu trabalho.

Saúde: O Clumber Spaniel pode apresentar as seguintes doenças: Ectrópio - eversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Entrópio - inversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Pode ser corrigida cirurgicamente. Epilepsia - acredita-se que algumas linhagens tenham apresentado uma maior incidência, caracterizando o fator genético. Pode ocorrer por volta dos três ou quatro anos de idade. Displasia coxo-femural - alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.

Atividades: Demonstra grande entusiasmo para trabalhar e brincar. Necessita exercícios físicos apenas para manter-se saudável. Apesar de ser um animal de porte médio, o Clumber Spaniel se adapta bem a ambientes pequenos.

Pelagem: A pelagem é sedosa, lisa e densa, não muito longa com cores limão e branco ou laranja e branco. A pelagem abundante deve ser escovada todos os dias.

Nenhum comentário: