sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cão do Atlas

Origem: Marrocos

Porte: G

Função: O Aidi é um cão de montanha e, como tal, indicado para defender as barracas pertencentes a seus donos, da mesma forma que proteger o gado de possíveis ataques de animais selvagens. Possui ótimas qualidades como cão guardião, de companhia e defensor.

Personalidade: Cão bem rústico e conciso, notável por sua força e nobreza. Musculoso, sensível, solidamente construído. É um animal de temperamento alerta, estando sempre atento ao que ocorre a sua volta.

História: A origem deste cão marroquino é incerta. Não se sabe com precisão se os seus antepassados foram levados da Espanha para o norte da África ou se foram trazidos da Itália para o Marrocos pelos mercadores Fenícios. É um típico cão pastor montanhês e está possivelmente relacionado com os grandes cães brancos de montanha, como o Cão de Montanha dos Pirineus, que teriam se espalhado do oriente por toda a Europa séculos atrás.

Saúde: É um cão muito resistênte e pouco propenso a doenças graves.

Atividades: Como eram acostumados a seguirem as caravanas nômades que saiam para as caçadas, o Aidi é um cão cheio de energia e próprio para viver solto ao ar livre exercitando sua musculatura.

Pelagem: Muito grossa, razoavelmente longa, densa, em torno dos 6 cm de comprimento exceto para o focinho e orelhas onde é mais curto e mais fino. No pescoço e sob a garganta, os pêlos formam um tufo, principalmente nos machos. Os culotes e a cauda são revestidos com uma pelagem franjada e densa.

Nenhum comentário: