segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dogue Brasileiro

Origem: Brasil

Porte: M

Função: O Dogue Brasileiro é um cão de guarda compacto. Sua função principal é proteger as pessoas, particularmente em zonas urbanas, no que seu porte mediano auxilia.

Personalidade: Cão ativo, atento e observador, de expressão séria para estranhos e meiga para com o dono. Equilibrado, apto à disciplina, porém destemido quando provocado ou sob comando. Não deve dar demonstrações gratuitas de agressividade, principalmente diante de outros cães. A proposta básica da raça quanto ao temperamento é que ela fosse a mistura perfeita entre a docilidade do Boxer e a coragem do Bull Terrier

História: O Dogue Brasileiro inicialmente era conhecido como Bull Boxer, por ter sido desenvolvida a partir do cruzamento, em 1978, de uma Bull Terrier com um Boxer. Deste primeiro acasalamento, o responsável pela nova raça, o criador Pedro Dantas, manteve Tigresa e a partir daí iniciou a criação da nova raça, cujo principal objetivo era reproduzir o instinto de guarda e o companheirismo da cadela obtida do primeiro acasalamento. Apesar da nova raça já ser bastante conhecida em Caxias do Sul, pelo seu temperamento e grande habilidade na função de guarda, foi a partir de 2000, com a publicação de uma matéria sobre o então ´Bull Boxer´ que a raça se tornou conhecida nacionalmente e diversos interessados iniciaram o esforço de padronização e homogeinização da raça.

Saúde: É um cão resistente e pouco propenso a doenças.

Atividades: O Dogue Brasileiro se adaptará bem em apartamentos se for suficientemente exercitado. Sendo um cão bem ativo dentro de casa, o Dogue viverá melhor tendo um quintal em casa para se exercitar.

Pelagem: Curta, densa, brilhante e áspera. Qualquer cor é permitida desde que o peito seja branco

Nenhum comentário: