segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dogue Alemão

Origem: Alemanha

Porte: G

Função: O Dogue Alemão primeiro foi usado na caça e hoje revela-se uma excelente companhia até mesmo para as crianças.

Personalidade: Sempre amigável, seguro, corajoso e nunca tímido ou agressivo. Cão leal, amigável e dependente do dono. Além disso, é bastante afável com crianças, brincalhão e alegre.

História: De origem ancestral e utilizada na caça grossa, esta raça foi apurada na Alemanha adquirindo a sua agilidade e elegância através cruzamento de Mastins com Galgos Irlandeses. Na Idade Média, era usado na caça ao javali e como cão de companhia e guarda pessoal. O padrão oficial da raça foi oficializado em 1891, sendo que o primeiro cão similar ao Dogue Alemão atual foi exibido em Hamburgo, no ano de 1863.

Saúde: Raças como Dogue Alemão que apresentam um rápido crescimento e que atingem portes considerados gigantes geralmente apresentam uma menor expectativa de vida. As doenças mais comuns nesses animais são: Alterações cardíacas São alterações no ritmo e na conformação cardíaca, em sua maioria fatais. Muitas vezes o proprietário não consegue diferenciar um simples cansaço do animal com sintomas de insuficiências cardíacas. Espondilopatia cervical Caracterizada por uma falta de coordenação progressiva e uma paralisia dos membros posteriores, causada pela compressão da medula espinhal. O prognóstico não é muito favorável, em decorrência do envolvimento nervoso. Estudos comprovam que certas linhagens apresentam um caráter genético e hereditário, que se apresenta em exemplares com idade entre os três e 12 meses de idade. Higroma Caracteriza-se por uma inflamação da cápsula articular do “cotovelo do cão”, causada pelo atrito de seu peso contra o chão. O tratamento recomendado é o cirúrgico, pois o uso de infiltrações tem sido discutido. Torção gástrica Se caracteriza pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Tumores A raça é muito propensa a uma série de neoplasias, como os tumores ósseos. Muitas pesquisas estão sendo feitas para rastrear os genes que condicionam a raça a este destino clínico.

Atividades: Precisa de muito espaço e muita atividade física.

Pelagem: Curto, espesso e brilhante. As cores aceitas pelo padrão são preta, azul, dourada, tigrada e arlequi.

Nenhum comentário: