segunda-feira, 15 de setembro de 2008

English Toy Spaniel

Origem Grã Bretanha

Porte P

Função É um bom cão de alarme, mas considerado exclusivamente um cão de companhia.

Personalidade Os English Toy Spaniel da época do Rei Charles II, conhecido como o próprio nome diz “King Charles” é um cão alegre, interessado, afetivo e sempre disposto a agradar. Sociabiliza-se com aqueles que aproximam-se dele carinhosamente. É uma raça naturalmente bem comportada e inteligente, mas um pouco teimosa. Não é barulhento nem exigente. Gosta de ser tratado gentilmente. É amigável com outros cães. Precisa ter muitas pessoas ao seu redor. Geralmente é bom com crianças, mas prefere as mais velhas.

História A hipótese de a raça ter aparecido durante o reinado de Charles II no século XVII não é uma realidade, já que eles comprovadamente eram conhecidos na Inglaterra e Escócia mais de 100 anos antes. Na verdade a raça teria se originado no Japão e talvez China em tempos bem remotos e mais tarde os primeiros exemplares foram levados para a Espanha e depois para a Inglaterra. Alguns dizem que a austera Rainha Elizabeth teria sido uma apreciadora da raça, mas o mais certo é que a Rainha Maria da Escócia, que passou seus primeiros anos na França durante o começo do século XVI, na sua volta à Escócia já como Rainha, tenha levado espécimes da raça com ela e foram seus favoritos até a época de sua execução. O mais provável é que Cockers vermelhos-e-brancos e pretos-e-brancos tenham vindo da China para a Itália durante os séculos XV e XVI e que tenham sido cruzados com outros Cockers e Springers, intensificando os instintos esportivos que esses pequenos Spaniels possuem até hoje. Independentemente das antigas histórias sobre a raça, parece certo que os muitos espécimes de hoje tenham chegado aos padrões atuais devido ao cruzamento com vários pequenos Spaniels da Inglaterra.

Saúde Alguns pedigrees estão propensos a insuficiência respiratória, doença cardíaca, problemas nos olhos e infecções de ouvido. Os olhos e os ouvidos devem ser limpos para prevenir esses problemas. Assim como outras raças de focinho curto, o English Toy Spaniel pode respirar com dificuldade e até roncar. Além disso, ele pode ter problemas para respirar com temperaturas elevadas ou quando exagera nos exercícios.

Atividades A raça requer pouco exercício físico e é relativamente inativo dentro de casa.
Pelagem Possuem quatro variações segundo cor e tipo de pelagem. São elas: “Black and Tan” (Preto e Dourado), “Prince Charles”, “Ruby” e o “Bleinheim”. A pelagem é profusa, longa, bem franjada nas orelhas, corpo, peito, membros e pés. O pêlo é liso ou levemente ondulado e sedoso. Na variedade Black and Tan e Prince Charles a pelagem é mais longa e na Ruby e Bleinheim menos. A cor do “Black and Tan” como o nome diz é preto e dourado, do “Prince Charles Spaniel” é tricolor (fundo branco com marcações pretas e algo de dourado), o “Ruby” inteiro castanho avermelhado (mogno) e o “Bleinheim” é bicolor fundo branco pérola com marcações em castanho.

Nenhum comentário: