segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Field Spaniel

Origem Gra Bretanha

Porte M

Função Levantador e recolhedor de caça. Ideal para a caça rústica ou como companheiro para o fazendeiro. Ótimo cão de companhia.

Personalidade Cão devotado e dócil e tem muitas qualidades como caçador. É sensato e inteligente embora com agilidade e velocidade moderadas. Cão ativo, sensível e independente.

História O Field Spaniel é provavelmente o maior cão no enorme grupo de Spaniels e seu tipo exagerado colocou a raça em risco. Somente graças aos esforços do inglês Mr. Phineas Bullock estes animais foram desenvolvidos e perpetuados. Aparentemente o tipo foi estabelecido através de inúmeros cruzamentos com Welsh Cocker e Sussex Spaniel. Mais tarde graças à intervenção de Mr. Mortinier Smith a raça foi aperfeiçoada e os amantes dos Spaniel de esporte passaram a admirá-lo.

Saúde É um cão muito resistente, vigoroso, que não é frágil à doença. Atenção na escolha de um bom criador pois existem casos de displasia na raça. Estes casos são devidos a maus criadores que não fazem a radiografia no cão na idade de 24 meses (O. F. A.).

Atividades Adora a água e atividades ao ar livre.

Pelagem Sua pelagem é lisa ou ligeiramente ondulada, densa para resistir à diferentes climas, não muito curta e com franjas no peito, abaixo da barriga e nos membros. A cor pode ser preta, fígado, vermelho, mogno ou ruão ou ainda qualquer dessas cores com dourado em cima dos olhos, na bochecha, pés e quartelas.

Nenhum comentário: