Origem: Grã Bretanha
Porte: M
Função: O Flatcoat (ou Flat-Coated) Retriever é um ótimo companheiro de família. Esta raça é bastante utilizada como recuperador de caça, sendo extremamente versátil.
Personalidade: Inteligente, ativo e alerta. Ele tem uma índole muito boa e adora brincar com crianças mas normalmente precisa ser treinado para brincar mais suavemente com os menores. Flatcoat é sempre alegre e normalmente atento, mas pode ser teimoso devido ao entusiasmo, satisfação e prazer transbordante pela liberdade. Ele é muito versátil e maleável, atingindo seu climax quando desafiado.
História: A origem do FlatCoat Retriever está ligada ao inglês S. E. Shirley, que no início do século XIX esforçou-se em criar a raça. Acredita-se que St. John’s Water Dogs, Spaniels de Água e possivelmente Scotch Collies tenham sido usados para desenvolver o Flatcoat. Foi Shirley quem fundou o clube da raça em 1873. Desde o início, o Flatcoat participa tanto em competições de beleza como em competições de caça. Durante décadas, ele foi o retriever mais popular na Grã-Bretanha, mas após a Segunda Guerra Mundial, acabou sendo ofuscado pelo Golden Restriever e Labrador.
Saúde: O Flatcoated Retriever está propenso às seguintes doenças: Cataratas - Opacidade do cristalino que reduz a capacidade visual do cão. Atrofia progressiva da retina - caraterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira. Glaucoma - aumento da pressão no globo ocular. Alguns estudos mostram que atualmente é possível tratar. Displasia coxo-femural - é uma condição clínica que afeta muitos exemplares de raças de grande porte e que consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando, dor e incômodo aos animais, além de problemas de locomoção. Luxação de Patela - quadro em que ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao joelho humano). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.
Atividades: Ele pode se adaptar à vida na cidade, mas necessita de bastante exercício diário e atividades com os membros da família. Gosta de brincar na água e está sempre carregando alguma coisa na boca.
Pelagem: Denso e liso, com textura fina à média.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Flat-Coated Retriever
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário