segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Finnish Spitz

Origem Finlândia

Porte M

Função O Finnish Spitz é um ótimo caçador de pássaros e exelente cão doméstico.

Personalidade Ativo e amigável, cheio de vida, ávido, e um companheiro fiel. É corajoso, mas cauteloso. Não deve ser tímido ou agressivo sem razão.

História O Finnish Spitz foi trazido da região do Rio Volga, na Russia Central, há 2000 anos atrás. O cão nacional da Finlândia, o Finnish Spitz, é até mesmo mencionado em várias canções patrióticas. A raça é agora muito conhecida ao longo dos países Escandinavos. Foi reconhecido pela AKC somente em 1987.

Saúde O Finnish Spitz possui uma das mais baixas freqüência entre todas as raças de Displasia coxo-femural (alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas de locomoção, dor e incômodo) e de Atrofia Progressiva da Retina. Esta é caracterizada pela perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Atividades O Finnish Spitz precisa de exercícios diários. É um ótimo companheiro de caminhadas.

Pelagem Grossa, ereta, de comprimento médio, com subpêlo denso e liso. A cor pode ser vermelho-marrom, ou vermelho amarelado. Pequenas marcas brancas são permitidas. Filhotes nascem mais escuros e adquirem a cor avermelhada com o tempo.

Nenhum comentário: