terça-feira, 16 de setembro de 2008

Fox Terrier Pêlo Duro

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Ótimo caçador, cão de guarda e companhia.

Personalidade: Ele é um cão alegre, inteligente, vivo e ativo. Um excelente companheiro e incansável nas brincadeiras. Cão amável, acessível e corajoso.
História: Acredita-se que o Fox Terrier Pêlo Duro tenha surgido no século XIX no País de Gales, Grã-Bretanha, onde originalmente era utilizado na caça a coelhos e raposas (daí o nome Fox, que designa raposa em inglês). O histórico do Fox Terrier Pêlo Duro está muito ligado ao do Fox Terrier Pêlo Liso. Durante muito tempo estas duas raças foram cruzadas entre si, visando principalmente a redução do porte e o aumento da pelagem branca nos cães de pêlo duro. O Fox Terrier Pêlo Duro e o Fox Terrier Pêlo Liso, inclusive, eram considerados uma única raça, mas desde 1985 o AKC (American Kennel Club) reconhece-os como cães de raças distintas.
Saúde: O Fox Terrier Pêlo Duro apresenta o seguinte perfil clínico: Epilepsia - acredita-se que algumas linhagens tenham apresentado uma maior incidência, caracterizando o fator genético. Surdez - a surdez pode ser congênita em alguns exemplares. Cataratas - alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença. Dermatites - causadas por alérgenos dos mais variados, pois a pele de animais de coloração branca tende a ser mais sensível do que a pele de animais de pelagem escura. Dermatites atópicas por inalantes, dermatites de contato com irritantes como desinfetantes, picadas de pulgas e carrapatos.
Atividades: Esta raça adora brincar, explorar terrenos, correr e caçar. Por isso, demanda uma grande quantidade de exercícios.
Pelagem: Sua pelagem deve ser dupla, densa, com textura bem dura, 2 cm nos ombros e 3,8 cm na cernelha, dorso, costelas e membros com subpêlo curto e macio. No focinho, pêlos crespos e longos o suficiente para dar um aspecto mais possante. Os pêlos das pernas são densos e crespos. Precisa ser escovada duas ou três vezes por semana. Recomenda-se também fazer o strip (retirada total do pêlo, com faca especial) quatro vezes por ano. O branco predomina com marcas pretas, pretas e marrons ou marrons.

Nenhum comentário: