terça-feira, 16 de setembro de 2008

Fox Terrier Pêlo Liso

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: O Fox Terrier é um ótimo cão de caça e companheiro fiel.

Personalidade: É um cão ativo, que gosta de correr e se aventurar. Afetuoso, pode ser o companheiro ideal para crianças pequenas. Cão vivaz, determinado e protetor.

História: Esta raça descende dos terriers que habitavam condados ingleses no século XVIII. Era utilizada nas fazendas para caçar pequenos animais e também as raposas. O histórico do Fox Terrier Pêlo Liso está muito ligado ao do Fox Terrier Pêlo Duro. Durante muito tempo estas duas raças foram cruzadas entre si, visando principalmente a redução do porte e o aumento da pelagem branca nos cães de pêlo duro. O Fox Terrier Pêlo Duro e o Fox Terrier Pêlo Liso, inclusive, eram considerados uma única raça, mas desde 1985 o AKC (American Kennel Club) reconhece-os como cães de raças distintas. O Pêlo Liso foi apresentado em pista de 15 a 20 anos antes do Pêlo Duro.

Saúde: O Fox Terrier Pêlo Liso está propenso às seguintes doenças: Surdez - a surdez pode ser congênita em alguns exemplares. Cataratas - alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença. Dermatites - causadas por alérgenos dos mais variados, pois a pele de animais de coloração branca tende a ser mais sensível do que a pele de animais de pelagem escura. Dermatites atópicas por inalantes, dermatites de contato com irritantes como desinfetantes, picadas de pulgas e carrapatos.

Atividades: Por possuir um grande nível de energia, o Fox Terrier Pêlo Liso precisa de uma grande carga de exercícios, que pode ser em forma de caminhadas vigorosas ou brincadeiras.

Pelagem: Lisa, densa e curta. A cor branca com marcas preta ou marrom. Requer escovação diária.

Nenhum comentário: