quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ibizan Hound

Origem: Ilhas Baleares

Porte: G

Função: É um ótimo cão de comanhia para a família. Excelente cão de caça e guarda.

Personalidade: O Ibizan Hound é um cão leal e afetuoso. Extremamente versátil, fácil de treinar, obediente e atento.
História: O Ibizan Hound originou-se aproximadamente em 3400 a.C. Prova disso são os inúmeros artefatos encontrados nas tumbas mostrando figuras destes cães. A rainha Cleópatra era uma ardente admiradora do Ibizan e seu reino foi considerado o crepúsculo da época dos Faraós do Egito. Um dos tesouros da tumba de Tutancamon, descoberto em 1922 é “Anúbis”, “O Cão Guardião dos Mortos”, uma entidade representada por uma duplicata dos Ibizans de hoje, com os olhos de Obsidian (uma variedade de pedra vulcânica bem preta), recoberta de folhas de ouro e com um belo colar também de ouro. Acredita-se que foram os vendedores fenícios que trouxeram esses cães para a Ilha de Ibiza na época de sua conquista no século 8 ou 9 A. A Ilha de Ibiza (hoje, pertencente à Espanha) foi governada e conquistada por Egípcios, Caldeus, Cartagineses, Vândalos, Árabes e Romanos. Existem moedas romanas que mostram a cabeça de um Ibizan Hound. A raça foi importada pela primeira vezpara os E.U.A. pelo Coronel e Sr. Consuelo Seoane. Seus dois primeiros hounds, Hannibal and Tanit, produziram oito filhotes no dia 3 de setembro de 1956.

Saúde: O Ibizan Hound é um cão forte e resistente, mas pode sofre reações alégicas causada por remédios, incluindo inseticidas e talco para pulgas. Além disso está geneticamente propenso a displasia coxo-femulal.

Atividades: A raça requer muito exercício físico. Se não tiver um terreno cercado para que o cão correr livremente, recomenda-se no mínimo duas ou três longas caminhadas diárias. Adora atividades como ir buscar objetos e acompanhar o dono em sua bicicleta. Isso quando o animal estiver mais adulto.

Pelagem: A pelagem pode ser curta ou dura, sendo que ambas são desejáveis. A curta, sendo mais curta na cabeça e orelhas e mais longa na parte de trás da coxa e embaixo do rabo. A pelagem dura, tendo um comprimento variando entre 2,5 e 7,5 cm às vezes possuindo bigode. A cor pode ser branco ou vermelho, variando de claro à amarelado escuro.

Nenhum comentário: