quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Kerry Blues Terrier

Origem: Irlanda
Porte: M

Função: Além de ser ótima companhia e guarda da casa, foi utilizado pela polícia em diversos países europeus, não só para detectar tóxicos com seu faro apuradíssimo, mas também, sendo adestrado para o ataque e obediência contra ladrões e rondas em locais públicos de grande circulação de pessoas.

Personalidade: O Kerry Blue Terrier é um cão afetuoso e absolutamente leal a sua família. Amigável e inteligente. Vivaz e brincalhão, determinado e alerta, tempestuoso e nunca tímido. É um cão divertido que atrai a antenção de todos. O Kerry é um ótimo cão de guarda, porém não ataca sem que seja realmente provocado. Adora estar acompanhado e é amoroso com a família e amigos. Geralmente se dá bem com outros animais, isso se for propriamente aprensentado e supervisionado. Essa raça é muito protetora e deve ser socializada, especialmente com outros cães. Raramente late sem nenhum motivo. Kerry Blues requer um dono seguro e um treino de obediência firme.

História: A raça surgiu na Irlanda, onde também é conhecido como Irish Blue, mais precisamente na extremidade sudeste do país nos montes Kerry, no condado de Kerry no século XVIII. Existem inúmeras versões sobre sua descendência a mais aceitável é de que tenha como antepassados o Irish Terrier, o Dandie Dinmont Terrier e o Bedlington Terrier. Depois de viver no campo com muito êxito, foi levado para a cidade em fins do século XIX. Foi, de tal maneira, bem aceito, que, depois da independência irlandesa em 1937, foi considerada uma raça nacional por excelência, pois não houve nenhuma modificação física estrutural quando saiu de seu país de origem. A única modificação ocorrida foi na introdução de uma tosa específica para sua pelagem pêlos ingleses, americanos e canadenses (na Irlanda não é permitido nenhum tipo de tosa). O orgulho dos irlandeses pela criação do Kerry Blue Terrier chegou ao ponto da raça ser considerada, juntamente com o Trevo, o símbolo do país.

Saúde: Essa é uma raça resistente e saudável. No entanto, alguns cães estão propensos a displasia coxo-femural, problemas de pele, hipotireoidismo. Outros problemas comuns são: catarata (doença nos olhos), entrópio e conjuntivites.

Atividades: O Kerry é um cachorro vigoroso, ágil e atlético que requer exercício regular. Gosta de praticar esportes. Adora buscar objetos e se sai muito bem nos treinos de Agility, mas certifique-se de que o cão aprecia esse tipo de desafio. Se caso as tarefas forem muito rotineiras, o cão se tornará teimoso.

Pelagem: Pelagem densa e macia. É constituída de fios espessos e ondulados, fazendo com que a pelagem fique “armada” evitando os “nós” e promovendo ventilação entre os pêlos, fazendo com que o cão não apresente mau cheiro.

Nenhum comentário: