quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Kuvasz

Origem: Hungria

Porte: G

Função: Essa raça tem como utilidade a guarda de rebanhos. Durante séculos foi criado para trabalhar na guarda de propriedades e de animais domésticos, sem a supervisão do seu dono. Eram utilizados na caça de javalis e ursos, outros, curiosamente eram utilidades como guardanapos nas grandes mesas, pois seu pelo tem a propriedade de se limpar sozinho.

Personalidade: Cão leal e muito gentil. Apesar da aparência amistosa, defende a casa e seus donos com braveza. Pode demonstrar alguma agressividade em relação a outros cães, mas adapta-se bem a outros animais. É um cão inteligente e aprende com muita facilidade.

História: Os antepassados dessa raça são cães do Tibet. O nome Kuvasz (no plural Kuvaszok) é derivado de dois outros nomes. O primeiro, de origem turca, Kawasz significa “guarda armada dos nobres”. O segundo, de origem árabe, Kaurvasz significa “arqueiro”. Ambas são figuras de linguagem que expressam o valor e a nobreza do animal. Não se sabe ao certo onde o Kuvasz apareceu na história dos reinados e impérios Europeus de 5 a 8 séculos atrás, mas sabe-se que apenas os nobres poderiam tornar-se proprietários de um exemplar. O Rei Matthias I, que reinou de 1458 a 1490, sempre levava pelo menos um Kuvasz em suas viagens, além de possuir vários outros que circulavam nos arredores do seu palácio. muito tempo depois do Rei Matthias, caíram nas mãos de pessoas mais comuns e os camponeses perceberam que a raça se adequava muito bem ao trabalho de pastor de ovelhas e gado.

Saúde: As doenças que o Kuvasz pode apresentar dermatites, causadas por alérgenos dos mais variados, pois a pele de animais de coloração branca tende a ser mais sensível do que a pele de animais de pelagem escura. Dermatites atópicas por inalantes, dermatites de contato com irritantes como desinfetantes, picadas de pulgas e carrapatos. A displasia coxo-femural é sempre comum em cães de grande porte. Caracteriza-se pela alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.

Atividades: O Kuvasz é forte e resistente a intempéries e grandes caminhadas. Necessita praticar exercícios físicos. Apesar de lento, ele é capaz de trotar sem descanso ou esforço até 30 Km.

Pelagem: A pelagem é bastante densa, ondulada, um pouco áspera, ficando sempre livre e solta. Debaixo desta pelagem aparece um subpêlo lanoso mais fino. A pelagem do cão apresenta-se brilhante, ondulado ou lisa e espessa. A cor da pelagem deve ser branca. Hoje em dia tolera-se a cor marfim. Seu pelo é inodoro e quase não dá trabalho, ele tem uma proteção, que o faz, mesmo após um banho de lama, estar branco novamente após algumas horas.

Nenhum comentário: