quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Komondor

Origem: Hungria

Porte: G

Função: Como cão de companhia é agradável. Hoje em dia mostra bons resultados como cão policial e guardião.

Personalidade: Devotado aos seus donos e a tudo aquilo que ele considerar sua posse, sendo, por isso, reservado com estranhos e outros cães. Com um perfil independente e dominante, deve ser socializado desde cedo, pois pode se tornar teimoso demais. Apesar do tamanho enorme, ele também é muito cuidadoso, especialmente com crianças. Pode conviver bem com qualquer animal.

História: Ele surgiu na Ásia Central e de lá foi levado à Hungria por uma tribo de pastores, os magiares, há mais de mil anos. o Komondor era um excelente guardião de rebanhos, especialmente o de ovelhas. Acredita-se que seja descendente do cão do Tibet. Apesar de ser um cão antigo, seu padrão oficial só foi redigido em 1920. Apresentada em diversas exposições tornou-se popular também no estrangeiro. Principalmente nos Estados Unidos, encontrou grande aceitação quer como cão pastor e guardião, quer como cão de companhia.

Saúde: O Komondor pode apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural, caracterizada pela alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Obs: não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. A torção gástrica caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Otite també pode ocorrer devido à conformação de suas orelhas, à presença de tufos de pêlos dentro do ouvido e pelo fato de as orelhas estarem caídas, propiciando o acúmulo de cerúmem e umidade. Deve-se limpar o ouvido com produtos próprios e tomar cuidados especiais, como proteger os ouvidos na hora do banho.

Atividades: Necessita de muito espaço ao are livre e ele não se adapta ao clima quente.

Pelagem: Sua pelagem é incomum, densa e protetora, com pêlos longos, encaracolados na forma de cordas. Seu subpêlo é denso, lanoso e macio como nos filhotes. O cuidado com seu pêlo também é trabalhoso, e não deve ser escovado, o indicado é que se divida os pêlos para formar as cordas e que os apare quando necessário.

Um comentário:

Anônimo disse...

q cachorro orrivel parece de mentira e com tiras de malha