sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lhasa Apso

Origem: Tibet

Porte: P

Função: Sua função era, antigamente, a de guarda policial. Atualmente é considerado cão de alerta e de companhia.

Personalidade: Cão alerta, inteligente e ágil. É muito obediente àquele que ele confia. Alegre e late pouco, não é excessivamente efusivo, bastante reservado com pessoas estranhas.

História: Originou-se da misteriosa terra do Tibet,misteriosa terra do Tibet, ao norte da fronteira com a Índia, aos pés do Monte Everest. É país montanhoso e cheio de vales profundos, onde o frio intenso e o mais árduo calor se confrontam. Durante toda a fase inicial da raça, ainda em seu país de origem, o Lhasa era considerado um cão sagrado, e os budistas acreditavam ser uma encarnação de antigos lamas. Acompanhavam os monges onde quer que fossem e tinham como função zelar pelas propriedades dando o alerta ao menor sinal, uma vez que a raça era reconhecida por sua audição extremamente sensível. Do Oriente os Lhasas iniciaram sua expansão a partir da Inglaterra, onde acredita-se que os primeiros exemplares tenham chegado em 1900. Nos EUA, a raça chegou apenas em 1933, pelas mãos do próprio Dalai Lama. Já no Brasil, a raça só chegou em 1966. Acreditava-se ainda, que os Lhasas seriam capazes de prever avalanches nas montanhas.

Saúde: Dermatites são a principal doença apresentada pelos cães. Os sintomas das dermatites são pequenos pontos avermelhados, caspinhas e coceiras na pele. Quando o caso é grave, pode desencadear infecções bacterianas no local. Alguns exemplares podem apresentar uma maior sensibilidade alérgica, normalmente à pulgas. Conjuntivite é caracterizada pela inflamação das mucosas dos olhos, normalmente provocadas pela irritação provocada pelos pêlos que caem sobre os olhos. Para evitar, recomenda-se prender a franja. Outras doenças genéticas que podem aparecer no Lhasa são Atrofia Progressiva da Retina (que pode levar o cão à cegueira) e Displasia Renal (Familial Kidney Displasia).

Atividades: Não exige muitos exercícios ou passeios diários.

Pelagem: Pelagem longa, lisa, densa e áspera. O Lhasa Apso necessita de escovação frequente para manter o pêlo bonito.

Nenhum comentário: