sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lulu da Pomerânia

Origem: Alemanha

Porte: P

Função: Cão de companhia. Mesmo sendo um cão pequeno, desempenha bem a função de cão de guarda.

Personalidade: É um cão amigável e ativo. Muito alegre e esperto. Pode estranhar estranhos, porém é muito obediênte e fiel. Aprende rapidamente tudo que lhe é ensinado. O Lulu da Pomerânia é ótimo companheiro e um cão sensível. É realmente luxuoso e cativante. Este cão se adapta melhor aos adultos que às crianças

História: O Lulu da Pomerânia é um dos cinco membros da família de cães conhecidos como Spitz Alemão. São eles: Spitz Alemão Anão (Lulu da Pomerânia), Pequeno, Médio, Grande e Lupo (também chamado de Keeshond ou Wolfspitz. Lulu é o apelido da raça na França e no Brasil. Ele descende dos cães de trenó da Islândia e Lapônia, se considerarmos o biótipo como indício de hereditariedade. O processo de redução do tamanho se deu na Pomerânia, vindo daí o nome da raça. No seu tamanho maior, estes cães serviam como pastores de ovelhas. Quando na sua primeira aparição na Inglaterra em meados do século XIX, alguns animais pesavam em torno de 6 Kg. O Pomerânia não era muito conhecido até 1870, quando o Kennel Clube, o reconheceu como cão Spitz. A rainha Victoria se apaixonou por um deles, de nome Marco, na Itália e o levou para a Inglaterra.

Saúde: O Lulu da Pomerânia pode apresentar as seguintes doenças: Luxação de Patela - ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao joelho humano). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação. Atrofia progressiva da retina - perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caraterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira. Entrópio - inversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Pode ser revertida por meio de intervenção cirúrgica.

Atividades: O Lulu da Pomerânia é um animal que pode ser criado em ambientes pequenos como os de apartamentos. É um cão voluntarioso e independente, porém não é muito ativo. O Spitz não é de brincar o dia inteiro, alterna momentos de euforia e sossego.

Pelagem: A pelagem é bem longa a não ser na face, orelhas, face anterior dos membros e patas. O comprimento máximo está na linha inferior do pescoço e cauda. Franjas abundantes na face posterior dos membros. A cor pode ser preto, branco, marrom, laranja, cinza lobeiro, azul, creme, castor, malhado (várias cores sobre fundo branco com manchas preta, marrom, cinza ou laranja).

Nenhum comentário: