domingo, 26 de outubro de 2008

As moscas têm território?

As moscas respeitam território? Quando eu passeio pelos bosques, são as mesmas que me seguem ou trata-se de novas, em novas áreas? Depende da espécie, mas algumas moscas ficam sim no 'seu território', disse Louis N. Sorkin, um entomologista do Museu Americano de História Natural.

Algumas, como a mosca tsé-tsé, são atraídas por objetos grandes e escuros em busca de refeições cheias de sangue e assim podem seguir um transeunte potencialmente saboroso. Os seres humanos são atraentes para os insetos por causa do calor, umidade, aroma e pelo dióxido de carbono.

Várias espécies têm marcos territoriais, especialmente para os momentos de acasalamento, e podem voltar à mesma árvore ano após ano.

Machos da mosca Cuterebra formam grupos de acasalamento à espera de interessados do sexo feminino. Em algumas espécies existe uma animada competição entre os machos para tomar e manter o lugar principal.

Em um estudo, os cientistas observaram os machos da espécie Leschenaultia adusta de pequenas árvores e arbustos que ficam sobre um dos picos mais altos no Arizona, voando para dentro e para fora de vez em quando.

Normalmente, apenas um indivíduo permanece em uma determinada planta por mais de uma hora. Aparentemente, este deve ser o 'chefe' da área.

Mais de metade das moscas do sexo masculino também retornou para o mesmo lugar por dois ou mais dias. Eles às vezes também se empenham em realizar caçadas.

Fonte: Terra News

Nenhum comentário: