O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai utilizar imagens chocantes em campanha para coibir o tráfico de animais. De acordo com o ministro Carlos Minc, a idéia é conseguir o mesmo impacto das campanhas publicitárias de combate ao fumo.
Os cartazes da Campanha Nacional de Proteção à Fauna, lançada na última quinta-feira (16), vão mostrar imagens de bichos silvestres debilitados ou até mortos com o slogan. "Isso acontece porque você compra".
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por ano, cerca de 50 mil animais apreendidos em todo o país são recebidos pelos centros de triagem de animais silvestres. No entanto, estudos do MMA mostram que o comércio ilegal chega a 10 milhões de animais por ano.
De acordo com o diretor de Biodiversidade e Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, os maiores alvos do comércio ilegal de bichos silvestres no Brasil são espécies de passariformes e primatas.
Além das peças publicitárias, a campanha inclui o projeto "A Escola é o bicho", em parceria com o Ministério da Educação, para capacitar professores para educação contra o tráfico de animais.
A parceria com organizações não-governamentais estrangeiras para conscientização de potenciais compradores de animais brasileiros e a prestação de esclarecimentos legais sobre a manutenção de animais silvestres em casa também serão abordados pela iniciativa.
No próximo dia 1º, o ministério lançará o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada. A edição mais recente, com dados anteriores a 2002, lista 633 espécies ameaçadas de extinção, com os grupos de invertebrados terrestres, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, invertebrados aquáticos e peixes.
Fonte: Correio de Notícias
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Campanha contra tráfico de animais
Postado por Rodrigo às 05:05
Marcadores: Maus Tratos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário