sexta-feira, 6 de março de 2009

Homem domestica cavalos há 5,5 mil anos, diz estudo

O homem começou a domesticar cavalos há cerca de 5,5 mil anos, segundo pesquisa realizada no norte do Cazaquistão por uma equipe internacional de arqueólogos. O estudo publicado nesta quinta-feira pela revista Science foi patrocinado pelas universidades de Exeter e Bristol, no Reino Unido.

Segundo o relatório, os cavalos começaram a ser utilizados como meio de transporte há cerca de 5,5 mil anos. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após a análise de ossos de antigos cavalos. Também foram estudados objetos de cerâmica dos povos que habitavam esta região.

O estudo também afirmou que estes povoados consideravam os atributos físicos na hora de selecionar os animais, antes de criá-los. Já ao analisar os objetos de cerâmica, a equipe descobriu resíduos da gordura encontrada no leite das éguas, produto que ainda é consumido no Cazaquistão.

"O ato de domesticar cavalos teve uma grande repercussão social e econômica ao permitir avanços na comunicação, transporte, produção de alimentos e guerra", disse Alan Outram, da Universidade de Exeter. Para o arqueólogo, os resultados do estudo indicam que os cavalos foram domesticados mil anos antes do que se pensava.

"Esta descoberta é significativa porque muda nosso modo de compreender como ocorreu o desenvolvimento destas sociedades", afirmou.

Nenhum comentário: