terça-feira, 30 de junho de 2009

Aposentada pede ajuda para manter 400 cães e gatos em São Leopoldo

Marina Pereira transformou pátio de sua casa em canil para os animais de rua.

São Leopoldo - O amor pelos animais fez com que a aposentada Marina Cândido Pereira, 72 anos, transformasse sua propriedade localizada na Estrada Maria Emília de Paula, bairro Campestre, em São Leopoldo, em um grande canil. Há cerca de sete anos ela começou a recolher e cuidar de cães e gatos que eram abandonados nas proximidades de onde mora e hoje contabiliza 400 animais que recebem alimentação, água e cuidados básicos, além de muito carinho. Viúva, dona Marina conta com o auxílio de apenas uma moça e se utiliza dos dois salários mínimos que recebe, por aposentadoria própria e pensão do marido, para manter o trabalho junto aos bichos.

‘‘Não posso ver animais largados na rua, pois se trata de uma vida que merece ser preservada. Tenho poucos recursos e muitas vezes deixo de comprar comida para mim para comprar ração, pois são mais de 60 quilos por dia dados aos cães e gatos’’, destaca ela. Dona Marina afirma ainda que enquanto tiver forças continuará o trabalho. ‘‘Não vou deixar que mais animais sofram. Por isso, vou manter o canil enquanto puder e tenho medo do que vai ocorrer quando não puder mais cuidar deles.’’

Consciente de que faz tudo pelo amor aos seus animais, dona Marina não se queixa das dificuldades. ‘‘Recebo poucas doações e já chorei muito, mas agora só penso em trabalhar. Porém, tenho de dizer que doações como ração e material de construção são sempre bem-vindas, pois irão ajudar em melhorar as condições de atender a todos os cães.’’

Doações

Segunda ela, uma moradora de Canoas doou recentemente seis casinhas e deve enviar mais na próxima semana. Quem quiser colaborar com o canil mantido pela aposentada pode obter mais informações pelos telefone (51) 3575-34611.
De acordo com o secretário municipal de Comunicação Social de São Leopoldo, Ibanês Mariano, a aposentada deve procurar a Prefeitura por meio do Centro Municipal de Proteção dos Animais (Cempa), criado a partir do rompimento dos convênios que o Município mantinha com a Associação Leopoldense de Proteção aos Animais (Alpa) e que é hoje responsável pelo recolhimento e trato destes animais. ‘‘Este tipo de serviço é público e, com certeza, se essa senhora nos procurar será bem atendida e iremos avaliar a situação do trabalho dela para ver o que pode ser feito. Há um recurso destinado para o tratamento de animais de rua (R$ 6 mil mensais) que pode ser aproveitado mediante as possibilidades.’’

Trabalho e recuperação de cães doentes

Moradores próximos à casa de Marina destacam o valor do serviço prestado por ela. ‘‘Tem gente que reclama, mas o trabalho dela é fundamental. Há cerca de um mês estava voltando de moto do trabalho, por volta das 7 horas, quando vi uma menina agachada olhando um saco no chão. Parei para ver se ela precisava de ajuda e vi que no saco estavam dez filhotes abandonados. Procurei a dona Marina e ela acolheu a todos’’, comentou o metalúrgico Gilson Santo da Silva, 39 anos.

O médico veterinário Claúdio Giacomini afirma que os proprietários de cães devem se conscientizar da responsabilidade que têm sobre os animais. Ele aproveita para lembrar que todo o cão doente pode ser tratado e curado, dependendo do tipo de doença e do estágio em que ela se encontra. Segundo ele, sarnas e bicheiras são enfermidades comuns e na maioria dos casos resolvidas com cuidados básicos de higiene, alimentação e uso de medicamentos. ‘‘É só o veterinário que pode recomendar sacrifício.’’

Sobre as doenças, ele destaca ainda que existem vários tipos de sarna, desde as mais fracas, nas quais apenas com um banho de sarnicida se cura, até aquelas que não são curáveis, pois o parasita fica dentro do folículo do pelo. ‘‘Mas estas são controladas com medicação. Porém, quando há baixa de imunidade, pode se manifestar novamente. Já a bicheira, só se for muito profunda e tiver atingido algum órgão para não ser reversível.’’ Segundo ele, cães são passíveis de tumores com lesões que comprometem a saúde.

Foto: Tiago da Rosa/GES.
Fonte: Diário de Canoas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Um dos perfumes mais caros do mundo

Almíscar, perfume agradável, cheiroso…

É um dos perfumes mais caros do mundo pois depende do sofrimento de animais para ser produzido.

Este simpático animal, o almiscareiro (Moschus moschiferus),mamífero da família dos cervídeos, originário da Ásia e da África,
é provido de uma glândula em seu ventre que secreta uma substância odorífera denominada almíscar.

Recente Investigação da WSPA revela mais uma crueldade, similar à dos ursos da China, para produzir perfumes à base de almíscar.

O animal capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para retirada do líquido que produz o perfume,.. até que morra.

Atenção!
Muitos usam perfumes ou outros produtos que contém essa substância sem saber da sua origem!!

Faça a sua parte!
Não usem produtos que contenham almíscar natural!

São passos importantes como este que fazem a diferença na caminhada de uma sociedade que respeita o planeta e tudo o que faz parte dele.

sábado, 27 de junho de 2009

Inverno brasileiro exige cuidados especiais com a saúde dos pets

Embora exista um senso comum de que cães - por conta de sua pele e pelagem - estão mais bem adaptados para enfrentar as baixas temperaturas, é preciso lembrar que a maioria dos animais domésticos não sofre grandes transformações físicas para o período de outono e inverno. Por isso, pequenas alterações no abrigo, na rotina de cuidados, nos passeios e na alimentação ajudam manter a saúde e o bem-estar dos bichos nos dias mais gelados. "Algumas raças como Husky Siberiano, Bernesian Mountain Dog, São Bernardo, entre outros que possuem características físicas que os tornam mais resistentes ao frio como, maior camada de gordura sob a pele e subpelo mais denso, podem não sentir tanto as madrugadas mais frias, esclarece o diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care Marcelo Quinzani.

Abrigar os animais em locais protegidos da variação do tempo como ventos, chuva, sereno e outros, é o primeiro item da lista de cuidados que devem ser tomados durante os próximos meses. A recomendação vale para pets de todas as faixas etárias."Se o animal dorme em uma área externa da casa é preciso que ele tenha sua casa ou canil", pontua o médico veterinário. Alguns cães e gatos mesmo tendo onde se abrigar preferem dormir ao relento. “Se este for o caso é preciso prender o animal, principalmente em dias chuvosos", aconselha o médico veterinário.

Os recém-nascidos devem ter atenção redobrada durante o frio. Todos os filhotes, até os dois meses de idade, ainda não têm uma capacidade eficiente de manter a temperatura corpórea e perdem calor facilmente. “Por isso, dependem de abrigo e da energia fornecida pela alimentação, que deve ser oferecida até quatro vezes ao dia”, explica. No frio, a necessidade de energia aumenta e os animais que não recebem condições adequadas de alimentação e aquecimento podem acabar morrendo. "Atitudes como manter a ninhada em local protegido, confinar em ambientes pequenos e aquecidos, forrar com panos embaixo e dentro da casinha ou caminha onde os pequeninos dormem, é uma atitude simples que mantém o aquecimento”.

Os cães de idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares - artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco - tendem a sentir mais dor nos dias frios. Estes, assim como os animais de pelagem curta devem ser agasalhados. "É importante mantê-los aquecidos e as roupas podem ser grandes aliadas", pontua. “Se o animal apresentar sintomas aparentes de dor, dificuldade de locomoção ou de se levantar pela manhã, agressividade e sensibilidade ao toque, o ideal é procurar um especialista para checar as possibilidades de medicação analgésica". Nunca dê remédios - nem humanos, nem específicos para animais - ao seu bicho sem consultar previamente um veterinário.

Aumentar a oferta de alimentos também está entre as dicas para ajudar o animal a passar pelo período sem tanto sofrimento. Se o animal não tiver tendência à obesidade ou ainda problemas decorrentes dela, aumente em 15 a 20% a oferta de alimento durante o frio. Troque também os horários de passeio nesta época do ano. “Procure levar o animal para rua nos horários ainda quentes do dia e quando o sol ainda está presente, como no início da manhã ou final do dia e evite tirá-lo de casa quando estiver muito frio ou durante a noite."

Menos banhos e mais pelos

A rotina de banhos e tosas também merece algumas modificações quando os termômetros estão nivelados por baixo. Aumentar o intervalo entre um banho e outro, escolher os locais protegidos e dias mais quentes para a limpeza, secar os animais com secadores e deixá-los com a pelagem mais comprida são atitudes que garantem o bem-estar dos bichos. Também é importante ter cuidados com o choque de temperaturas. “Seja no banho em casa ou no pet shop, mantenha o animal em um lugar protegido durante pelo menos 20 minutos depois da seção de secador", ensina. “Isso evita que o organismo do animal fique vulnerável a doenças respiratórias".

Atchim: pode ser gripe

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com problemas respiratórios nos meses de frio e ar seco. Causados por vírus ou bactérias, esses quadros apresentam sintomas semelhantes ao de qualquer resfriado - tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza - e são chamados de tosse dos canis ou traqueobronquite. "Essas doenças podem ser causadas pelos vírus parainfluenza e adenovirus tipo 2, que não são transmissíveis ao homem e pela bactéria Bordetella bronchiseptica", diz Quinzani. “Podem acontecer em qualquer época do ano, mas têm incidência aumentada durante o inverno, principalmente pelo ar mais seco e frio e aglomerações em hotéis e canis devido às viagens de férias”.

Para prevenir, o ideal é manter a vacinação em dia. Além da vacina anti-rábica e da múltipla, que previne contra cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose, coronavirus e parainfluenza, os animais podem receber proteção contra a tosse dos canis anualmente. "A prevenção pode ser feita a partir dos dois meses de vida", pontua Quinzani. "Existem duas opções de aplicação, a dose única intranasal, na qual o liquido é colocado dentro das narinas do animal, ou pelo método injetável, que deve ser feito em duas doses."

Outro perigo muito comum nessa época do ano e com a cinomose, virose que não tem tratamento, transmitida de cão para cão, devido às aglomerações de cães causadas pelas campanhas públicas de vacinações anti-rábica. “Para preveni-las devemos manter os cães vacinados e evitar aglomerações, principalmente com cães de origem desconhecida”.

Sempre em alerta

Quando as temperaturas caem, as chuvas diminuem e os gramados e pastagens ficam mais secas, as populações de carrapatos aumentam consideravelmente e o risco de viver uma infestação torna-se maior. Além do incômodo e da coceira, os carrapatos trazem juntos algumas doenças que podem ser letais para o animal de estimação e mesmo para o homem. “Erlichiose, Babesiose e Doença de Lyme são as mais comuns entre os cães. Já entre o homem temos a Febre Maculosa que podem chegar até a sua casa com os carrapatos trazidos pelo seu cão depois de um passeio no campo, parque ou mesmo na pracinha mais perto de sua casa”, alerta. “Por isso é preciso manter a prevenção, aplicando produtos adequados tanto no animal quanto no ambiente”, explica Quinzani.

Sabonete, shampoo, loção, spray, coleiras e pour-on, aquela pipeta que é colocada na nuca do animal, são algumas das opções que recheiam as prateleiras dos petshops prometendo prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos e eliminar os parasitas que possam existir. "Entre todas essas opções consideram-se as coleiras, sprays e os pour-ons como os mais eficientes. A eficácia do produto depende muito do principio ativo utilizado e da resistência a determinados produtos. É preciso estar atento porque muitos podem ser tóxicos", alerta.

Medicina Veterinária especializada

Fundado em 1990, o Hospital Veterinário Pet Care está situado no bairro do Morumbi, em São Paulo, funciona 24h e oferece a mais completa estrutura de atendimento clínico e cirúrgico, apoiado por diversos exames diagnósticos. Capitaneado por uma equipe clínica de inquestionável formação técnica – movida pela paixão aos animais de estimação – o Pet Care reúne serviços convencionais como consultas, vacinação, banho e tosa e pet shop, e especialidades como: acupuntura, fisioterapia, cardiologia, ortopedia, dermatologia odontologia, cirurgias, oncologia e homeopatia entre outras, para cães e gatos.

Serviço:
Hospital Veterinário Pet Care - 24h

Avenida Giovanni Gronchi, 3001 – Morumbi – São Paulo/SP

(11) 3743-2142

www.petcare.com.br

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gatas podem ter filhotes de pais diferentes?

Você já deve ter parado para observar uma fêmea de gato ou cão ser persistentemente perseguida por machos em busca de acasalamento. A partir disso, surge a dúvida: com tantos candidatos, será que as fêmeas podem ter filhotes de pais diferentes?

Segundo o biólogo Guilherme Domenichelli, do Zoológico de São Paulo, o tema não é apenas uma teoria: as fêmeas de gatos e de cães podem ter filhotes de vários machos distintos em uma mesma ninhada.

"Isso é realmente muito comum entre essas espécies. É lógico que cada um dos filhotes acabará agregando 50% das características da mãe e outros 50% do pais, mesmo que a mãe tenha copulado com vários exemplares", explica.

Quando está no cio, a fêmea pode ter diversas relações com um macho, ou mais de um, copulando durante os quatro ou cinco dias do mesmo período fértil.

No momento em que um óvulo é fertilizado por um espermatozóide, uma reação natural impede que outro espermatozóide também o penetre. No entanto, no momento em que uma fêmea copula com machos diferentes, poderá ter cada um de seus óvulos fertilizados por espermatozóides de pais distintos.

No caso dos gatos, as fêmeas que não têm pedigree (certificado de registro de ancestralidade) podem produzir quatro óvulos ou mais, o que não garante que os fertilizados possam se desenvolver em filhotes. Em média, podem nascer de três a sete filhotes. Para alguns gatos de raça, as ninhadas ocorrem em maior quantidade, chegando a mais de dez gatinhos.

O período de gestação é pequeno e dura nove semanas, em média. Entre os cães, a quantidade de óvulos e o tempo de gestação são similares aos dos gatos.

Outros animais
De acordo com Guilherme Domenichelli, é possível que este processo de reprodução de gatos e cães ocorra com exemplares de outras espécies, mesmo sendo algo incomum. "Pode ocorrer que as fêmeas de outras espécies tenham filhotes de machos diferentes, mas fica difícil de identificar os parentescos deles porque não existirão tantas diferenças facilmente visíveis como entre os cães e os gatos", completa.

Fonte: Terra

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cão pastor ganha concurso de latido mais alto no Reino Unido

Disputa reuniu cachorros de várias raças.Pastor americano vencedor atingiu a marca de 108 decibéis.



Um concurso nada convencional reuniu cachorros de várias raças no Reino Unido. O objetivo era latir o mais alto possível, tudo acompanhado por fiscais do livro dos recordes.

Um pastor americano foi o vencedor, atingindo a marca de 108 decibéis.

Fonte: G1

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Causa Animal: Kassab anunciará pacote de medidas.

Controle de Cães e Gatos em São Paulo:
Prefeito anunciará "pacote" de medidas.

O Prefeito Gilberto Kassab anunciará, nos próximos dias, uma série de medidas para aprimorar o controle de animais domésticos na cidade de São Paulo e incentivar a propriedade responsável. Esta boa notícia foi recebida hoje, dia 22 de junho, pelo vereador Roberto Trípoli (PV), que vem mantendo uma série de contatos com a Secretaria da Saúde e com a Secretaria de Governo, reivindicando a intensificação de ações que promovam o controle das superpopulações de cães e gatos, sem qualquer tipo de sofrimento para os animais.

Segundo Tripoli, o Prefeito Kassab anunciará todos os detalhes da destinação da verba de R$ 1 milhão provenientes de emenda que o vereador conseguiu aprovar, no final de 2008, para o orçamento/2009, especificamente para melhorias no Centro de Controle de Zoonoses. Esta emenda já está liberada e sua principal aplicação atenderá uma antiga reivindicação de Tripoli e do movimento de proteção animal - a construção de um Centro de Adoção, adequadamente planejado para abrigar cães e gatos já preparados para adoção. As obras devem começar em agosto.

Além disso, neste "pacote" de medidas, Kassab deve incluir o aumento do número de veterinários e biólogos contratados pela Saúde; a ampliação imediata da quantidade de castrações gratuitas disponibilizadas pelo Governo Municipal para animais de proprietários carentes; o incremento das ações visando o incentivo da propriedade responsável - inclusive uma campanha publicitária. Tripoli, que instituiu e vem presidindo a Comissão de Estudos sobre Animais na Câmara Municipal, foi informado, ainda, que a Prefeitura deve, finalmente, implantar um sistema de informações eficiente, com um banco de dados informatizado, que comporte o registro e a identificação individualizada de cães e gatos de toda a cidade de São Paulo; e iniciar a compra de microchips.

Outras informações

Regina Macedo
jornalista ambiental / assessora do
Gabinete do Vereador Roberto Tripoli (PV)
reginamacedo@terra.com.br
11-9627-7187

Fonte: SRZD

terça-feira, 23 de junho de 2009

Cão vai parar no esgoto após ser jogado na privada e levar descarga

Menino de 4 anos decidiu que filhote 'precisava de um banho'. Encanadores conseguiram retirar animal com vida do esgoto.

O cãozinho Dyno, pouco antes de ser resgatado do esgoto (à esq.) e nos braços de seu 'algoz' acidental, Daniel Blair. 'Achei que ele precisava de um banho', disse a criança, que mandou o filhote para o esgoto ao colocá-lo na privada e dar descarga. (Foto: Reprodução/Daily Mirror)

Deu no diário britânico Daily Mirror: com apenas uma semana de vida, o filhote de cocker spaniel Dyno quase teve um fim trágico por conta de uma travessura de um de seus donos. Daniel Blair, de 4 anos, decidiu que Dyno "precisava de um banho", e colocou o cãozinho na privada. Ao dar descarga, o bicho de estimação da família foi parar no esgoto.

"Imaginei que ele estivesse morto", conta a mãe de Daniel, Alison, 40 anos. "Mas fui até o jardim e levantei a tampa do bueiro e ouvi o choro de Dyno." Ela chamou os bombeiros, que não conseguiram alcançar o animal. Uma equipe de encanadores teve sucesso na operação de resgate. (veja o vídeo no YouTube)

"Nunca imaginei que um cachorro pudesse sobreviver nessas condições", comemora Alison. Daniel, que diz ter feito tudo "sem querer", pediu desculpas e prometeu que nunca mais vai dar banhos de privada no cãozinho.

Fonte: G1

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Depois da política do filho único, cidade chinesa limita 1 cão por casa

Lei começa a ser implementada no dia 1º de julho em Guangzhou.Cidade está localizada na província chinesa de Guangdong.Chineses passeiam com seus cães nas ruas de Guangzhou, na província de Guangdong. Guangzhou começa no dia 1º de julho a implementação da política que vai limitar o número de cachorros na cidade. Cada casa poderá contar com apenas um cão de estimação. (Foto: AP)
Fonte: G1

domingo, 21 de junho de 2009

Novas espécies de animais são descobertas no Equador

CamaleãoA maior espécie descoberta na expedição da ONG Consevação Internacional foi este lagarto. O gênero 'Enyalioides' é considerado parte de uma das mais antigas famílias de lagartos.


GafanhotoEsta espécie de gafanhoto é capaz de se camuflar e produz um som inaudível para os humanos.


Sapo-ponta-de-flecha Uma expedição na Cordilheira do Condor, no Equador, descobriu novas espécies de animais, como este sapo-ponta-de-flecha, do gênero 'Dendrobates', venenoso.



'Mystron'
O gafanhoto do gênero 'Mystron' foi considerado uma nova descoberta por causa de sua aparência e pelo ruído do macho, que consiste em uma série de longos garganteios.


Salamandra
Esta espécie de salamandra tem hábitos noturnos e vive em florestas em altitudes abaixo dos 1000m.


Perereca-de-vidro
Apesar de não ser nova para os cientistas, a perereca-de-vidro é considerada uma espécie em vias de extinção, e também foi encontrada na bacia do rio Nangaritza, no Equador.

Fonte: MSN

sábado, 20 de junho de 2009

Cão herói do 11 de setembro ganha cinco clones nos EUA

James Symington e os cinco filhotes clonados do pastor alemão herói Trakr

Cientistas da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmam ter clonado um cão que virou herói ao encontrar um sobrevivente após os ataques terroristas contra as torres gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001. O pastor alemão Trakr morreu em abril, aos 16 anos, mas deixou a linhagem genética em cinco filhotes. As informações são da agência AP.

Antes da morte do animal, o proprietário James Symington venceu um concurso da empresa californiana BioArts International que oferecia como prêmio a clonagem gratuita de um cão de estimação.

Em 2001, assim que soube do atentado, Symington levou o pastor alemão a Nova York para auxiliar nas buscas. Trakr foi o responsável por localizar o último dos sobreviventes, que estava 30 m abaixo dos destroços dos prédios. Pelo menos 2750 pessoas morreram no local, incluindo 242 bombeiros. Cerca de 300 cães foram utilizados no resgate.

Fonte: Terra

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jovem matou mais de 30 gatos

Um jovem de 18 anos foi detido, em Miami, depois da polícia ter descoberto que o passatempo do jovem era mutilar e assassinar gatos. Tyler Weinman terá mutilado 19 gatos e assassinou outros 19.

Segundo a ABC News, foi relatado pela polícia e pelos vizinhos que Weinman matava com as próprias mãos os gatos, batendo-lhes, cortando-lhes a cabeça ou abrindo-os ao meio.

Weinman acabou por ser detido pela polícia de Miami após ter maltratado três dezenas de gatos.

Segundo alguns vizinhos, foram encontrados gatos mortos quer em Cutler Bay, onde mora a mãe de Weinman, quer em Palmetto Bay, onde vive o pai.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Em uma semana 6 cães morreram de frio no CCZ. Saiba como ajudar.


CAMPANHA PARA A COMPRA DE CASINHAS PARA OS CÃES DO CCZ/SP!

Em uma semana 6 cães morreram no CCZ de São Paulo. De frio. As baias são abertas, têm grades e cimento no chão. O vento frio entra por todos os lados.

O inverno nem começou e são 300 animais e as protetoras paulistas estão fazendo uma campanha para comprar casinhas pra eles.

O fabricante fez um preço especial (25 reais cada casinha) e precisam de 150 casinhas com urgência. Só uma pessoa comprou 20, se outras pessoas que também amam os animais puderem ajudar é possível melhorar a qualidade de vida desses animais sofridos.
.
As fotos das casas estão no Orkut (http://www.orkut/. com.br/Main# Album.aspx? uid=139730626957 57563048&aid=1244621662) tudo será fotografado e haverá prestação de contas.

Amanhã cedo estarei no Itaú pra fazer minha parte. Vinte e cinco reais não dá nem pra pagar duas entradas no cinema. Ajude também. Compre quantas puder.

Estão enjaulados, como criminosos. Não é justo que também morram de frio. Com a saída do diretor do CCZ - grande vitória para a proteção animal - a vida deles têm tudo para melhorar, com feiras de adoção semanais. Não vamos abandoná-los mais do que eles já estão.
.
Para melhor informação sobre as casinhas: Endereço e telefone do CCZ. Sede do órgão, na R. Santa Eulália, 86, em Santana. Os telefones de contato são (11) 2221-7645 - plantão de 24h ou (11) 2221-0449.

Ligue em horário comercial, pois o plantão não sabe informar.

Faça sua parte, eles dependem exclusivamente de quem ama os animais independente de raça, idade, cor, tamanho.

BCO ITAU

AG: 0078

CONTA-POUPANÇA: 39123-2/500

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Comercial da Budweiser

Muito engraçado! rsrs...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Pele artificial substituirá animais nos testes de cosméticos

Pele de animais

Antes de serem postos no mercado, produtos como cremes de beleza, sabonetes, detergentes, medicamentos e até curativos precisam ser avaliados para se ter certeza de que eles são compatíveis com a pele humana ou se suas fórmulas poderão causar alergias e irritações.

Hoje esses produtos são inicialmente testados em animais, antes de serem avaliados na pele de voluntários. É certo que seria muito mais seguro para todos se eles pudessem ser testados em modelos sintéticos que reproduzissem mais adequadamente a textura, a consistência e a composição da pele humana.

Fabricação de peles artificiais

Isto agora está mais perto de se tornar realidade, graças a um sistema totalmente automatizado para a fabricação de peles artificiais de dupla camada.

Atualmente as empresas conseguem produzir apenas peles artificiais formadas por um único tipo de célula e esta produção é extremamente reduzida e cara. A oferta mundial não supera as 2.000 unidades de minúsculas peças de pele artificial por mês.

"Graças ao desenvolvimento de nosso instituto, os pesquisadores agora têm acesso a um modelo de pele que consiste de duas camadas com diferentes tipos de células. Isto nos dá uma cópia quase perfeita da pele humana, de um tipo que dá mais informações do que qualquer outro disponível no mercado," diz o pesquisador Jörg Saxler, do Fraunhofer Institute, na Alemanha.

Linha de produção automatizada

Além de permitir a fabricação de produtos de beleza mais seguros e eficazes, o novo método de fabricação de pele artificial deverá diminuir a necessidade de experiências com animais, que vêm enfrentando críticas crescentes por parte da sociedade.

A técnica de criação da pele artificial de dupla camada já era dominada e havia sido testada com sucesso. Contudo, seu processo de fabricação é extremamente complexo, o que inviabilizava sua execução em escala industrial.

Esse processo agora foi totalmente automatizado e robotizado, tornando o processo contínuo, do isolamento das amostras de tecidos que serão cultivados até a embalagem das peles artificiais totalmente prontas.

Pele para transplantes

Mas as indústrias cosméticas e farmacêuticas não são as únicas interessadas na nova linha de produção automatizada de pele artificial. Na medicina dos transplantes, os cirurgiões têm constante necessidade de tecidos saudáveis para substituir partes da pele destruídas por queimaduras ou em cirurgias plásticas.

As peles artificiais produzidas pelo novo equipamento ainda não são adequadas para os transplantes porque elas não possuem um sistema de vascularização, por meio do qual o sangue possa chegar às diversas partes do tecido.

Mas os engenheiros já estão trabalhando em um modelo integral da pele humana que deverá incluir até mesmo os vasos sanguíneos. Ainda não há previsão sobre a disponibilidade dessa nova tecnologia.

Fonte: Diário da Saúde

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cães surfistas competem na Califórnia

Evento anual ocorre na Dog Beach, em San Diego.
Animais concorrem em diversas categorias.

O cão Maximus, de San Diego, compete nesta sexta-feira (12) em concurso de surfe canino na Dog Beach, em San Diego, Califórnia. A competição anual, que vai até sábado, é patrocinada por uma marca de ração e reúne cães competindo em diversas categorias. O evento faz parte da feira anual do condado de San Diego. (Foto: AP)

domingo, 14 de junho de 2009

Por que aranhas encolhem as pernas quando morrem?

A estrutura corporal desses animais oferece algumas pistas

De acordo com o biólogo Hilton Japyassú, especialista em artrópodes e pesquisador do Instituto Butantan, a ciência ainda não tem uma resposta exata para o "encolhimento de pernas pós-morte" das aranhas. Mas a estrutura corporal desses animais oferece algumas pistas.

Para contrair as pernas, as aranhas possuem musculatura nas juntas, e este movimento ocorre de forma semelhante ao dos humanos. Já para esticar os membros, as aranhas não têm musculatura.

"Para realizar a extensão as aranhas bombeiam hemolinfa (o "sangue" delas) para dentro das pernas", diz Japyassú. O bombeamento é feito com a contração dos músculos que ligam a parte superior da carapaça que reveste a cabeça e o tórax à parte inferior da mesma.

"Com a contração, aumentaria a pressão hidráulica interna à carapaça, e a hemolinfa migraria para as pernas, fazendo com que elas se estiquem", explica.

Ao morrer, a aranha poderia relaxar os músculos que ligam a parte superior à inferior da carapaça, diminuindo a pressão de hemolinfa para dentro das pernas, o que causaria a contração das pernas. "Outra hipótese seria a de que elas, mortas, vão se desidratando, o que também diminuiria o volume de hemolinfa, resultando em pressão negativa dentro da carapaça. São hipóteses a serem testadas", afirma Japyassú.

Fonte: Terra

sábado, 13 de junho de 2009

Cão Valente

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Engenheiros do Skype investem em cão e gato

Fabiano Candido, de INFO Online



SÃO PAULO - Criadores do Skype, que saíram da empresa e fundaram a gestora de capital de risco Ambient Sound Investments, deixaram o VoIP de lado para apostar em cães e gatos.

Eles investiram 480 mil euros na Unitedcats / Uniteddogs, uma rede social para cães e gatos. É a segunda vez que eles investem no serviço, que tem mais de 200 mil donos de animais cadastrados.

Não é à toa que a Ambient Sound Investments investe na Unitedcats / Uniteddogs. Na visão de Ragnar Sass, CEO da rede social animal, o serviço tem muito potencial de crescimento na Europa.

Basicamente, porque está disponível em mais de 10 idiomas e permite uma interação muito grande entre os seus usuários. Características que podem atrair anunciantes de produtos para cães e gatos.

Como os usuários da Unitedcats / Uniteddogs trocam informações sobre doenças, treinamento, cuidados, entre outros tipos de assuntos, a rede também pode atrair anunciantes de serviços, como veterinários, treinadores e até de pessoas que cuidam de animais quando a família precisa viajar.

Por conta desses potenciais, os CEO da Unitedcats / Uniteddogs investirá o dinheiro aplicado pela Ambient Sound Investiments no aperfeiçoamento das ferramentas de interação e na criação de sistemas para publicidade.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cães de Paris Hilton vivem em réplica de mansão

por ANA MARGARIDA LEITE, NOTÍCIAS TV

Fotografias divulgadas ontem no Daily Mail, revelam que os 13 cachorros de Paris vivem numa área que imita a mansão da dona e têm até direito a uma piscina.

A vida de luxo de Paris Hilton parece não ter limites. A socialite, que costuma combinar as toilettes com os carros que tem na garagem, revelou tem uma réplica da sua mansão para os seus cães.

Fotografias divulgadas ontem no “Daily Mail”, revelam que os 13 cachorros de Paris vivem numa área que imita a mansão da dona e têm até direito a uma piscina.

"Tenho que admitir que estou a estragá-los com mimos. Mas como poderia não mimá-los? Basta olhar para aquelas carinhas. Merecem ser tratados como príncipes e princesas. Eu adoro os meus bebês", afirma a socialite.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Homem sagrado hindu dá banho em elefante de estimação na Índia

A cena aconteceu no rio Tawi, em Jammu, no norte da Índia.

É um dia quente na Índia. E não são apenas os humanos que sentem o calor nesta terça-feira.

Para refrescar seu elefante de estimação, um homem sagrado hindu resolveu dar um banho no animal.

Fonte: Folha Online

Cão é morto a pauladas em campus da UFRGS

Alegria auxiliava no tratamento de crianças vítimas de violência. Animal foi achado morto com afundamento no crânio.


Um cachorro que ajudava no tratamento de crianças vítimas de violência foi encontrado morto neste fim de semana, com afundamento do crânio, no campus do Vale, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com a morte desse animal, sobe para dez o número de cães mortos ou desaparecidos no campus nos últimos dois meses. De acordo com levantamento de estudantes, pelo menos sete dos animais foram envenenados.


O cãozinho Alegria foi adotado há três anos pelo professore de genética da UFRGS Renato Flores. “Ele era meu companheiro, meu amigo de trabalho. Ele era muito dócil, o queridinho das crianças”, disse o docente.


Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da UFRGS informou que um projeto de segurança, para cercar o campus, está em andamento. O campus do Vale não é todo fechado. Também está em execução um projeto de monitoramento em que serão instaladas 39 câmeras. O coordenador de segurança da UFRGS, Daniel Augusto Pereira, informou que a universidade investiga o episódio. "A universidade vê isso como um crime ambiental."


Informações sobre essa série de mortes de animais podem ser encaminhadas à polícia ou ao e-mail patasdadas@gmail.com, endereço eletrônico de entidade criada no campus para defesa dos animais.


Fonte: G1

terça-feira, 9 de junho de 2009

Como as lagartixas "grudam" na parede?

Elas sobem e descem as paredes das nossas casas com facilidade. Atrás de insetos como moscas e mosquitos para se alimentar, as lagartixas andam até mesmo no teto, sem cair. Mas como conseguem?

O professor Carlos Frederico Duarte da Rocha, do Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, explica que o segredo não está em ventosas ou substâncias adesivas, mas numa força de atração que se dá entre os dedos do animal e a superfície.

Atrás de cada dedo há placas, dispostas umas sobre as outras, formando pequenas almofadas adesivas, diz ele. Cada placa é coberta por mais de milhares de cerdas, subdivididas em partes finíssimas, invisíveis ao olho nu. Assim como duas gotas de água muito próximas tendem a se juntar, a proximidade das cerdas com superfícies como a parede mantém o animal "grudado".

"Mesmo que a parede seja rugosa, cada fio das cerdas de suas patas arruma um jeito de ficar bem colado à superfície. Como há milhões dessas cerdas, há milhões de pequenas forças de atração agindo juntas", ressalta o professor. Ele explica ainda que, para aumentar o poder de adesão, as lagartixas bloqueiam uma rede de vasos sangüíneos que estão ligados aos pés.

"Ela pode fechar um reservatório de sangue que possui abaixo dos ossos dos dedos. Quando ela pressiona esse osso, ele comprime os vasos que estão bloqueados. As veias então se expandem e apertam as almofadas dos pés do animal contra a parede, melhorando ainda mais suas escaladas".

Fonte: Terra

sábado, 6 de junho de 2009

Comercial muito bom!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Câmara estuda controle de cães Pit Bulls

Santa Cruz do Sul está a um passo de entrar no grupo de municípios brasileiros que regulam a criação, a manutenção, a circulação e a identificação de cães da raça Pit bull.

Para o presidente do Legislativo, Francisco Carlos Smidt, as medidas vão ser importantes na prevenção de acidentes, identificação dos cães que atacarem seres humanos e na responsabilização dos proprietários que não atendam as normas de segurança.

Em Santa Cruz, na semana passada, uma mulher ficou gravemente feriada após ataque de dois cães da raça pitt bul no Bairro Santo Antônio do Sul. Carlão explica que já ouviu diversas manifestações dos demais colegas sobre o assunto. Ele acredita que o tema vai dominar a sessão desta segunda-feira (1 de junho).

Entre os projetos para serem votados estão criação de cargo e contratação de médicos. A prefeitura quer contratar 13 médicos, três agentes de campo e dois auxiliares de enfermagem. O executivo também quer a aturorização para a criação de dois cargos de atendente de Emei. A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz começa às 18 horas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Menina russa que vivia trancada com cães e gatos recupera-se, dizem médicos

Resgatada de apartamento, Natasha está bem e adaptando-se.
Aos 5 anos, ela não fala, mas médicos ainda não sabem o motivo.


A menina Natasha em foto não datada divulgada pela polícia russa. (Foto: AFP)

A garota russa de cinco anos que vivia presa com cães e gatos em um apartamento está se adaptando à vida normal depois de ter sido resgatada e transferida a uma clínica, segundo os médicos.

"Tudo está bem. Ela vai passar por outros exames, mas ela está em boa saúde", disse a médica Tatyana Missnik à agência RIA Novosti. "O único problema é que, aos cinco anos, ela não fala. Não sabemos o motivo."

Os médicos disseram que a menina recusou-se a usar colher para comer, preferindo usar as mãos.

"Ela só se comporta como cão ou gato de vez em quando", disse uma fonte do hospital.

O pai de Natasha, acusado de ter sequestrado a menina, foi preso, solto e será investigado. Ele nega as acusações de que teria "roubado" a garota. O pai da menina pode ser condenado a até três anos de prisão por "descumprimento das obrigações de educação de um menor".

Natasha vivia em um subúrbio da cidade de Chita, na Sibéria. A porta do apartamento tinha um cartaz de "Cuidado, ela morde", aparentemente referindo-se a um dos cães.

A mãe da menina, que tem outros três filhos, foi quem chamou a polícia.

Quando policiais foram até a casa onde, além da menor, vivem seu pai e seus avós, encontraram uma menina suja e com um comportamento mais próprio de um cachorro do que de um ser humano, rosnando e ganindo.

"Nossa primeira impressão quando entramos foi a de que tínhamos ido parar em algum lixão. O fedor era insuportável e estava cheio de cachorros enormes e gatos", explicou Larisa Popova, chefe do departamento de menores da Polícia de Chita.

Os assistentes sociais, acompanhados da polícia - que teve que fazer uso da força para entrar no apartamento diante da resistência dos familiares - constataram que havia tempos a casa não tinha água corrente, calefação e gás.

Fonte: G1

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Animais pra cachorro

Comparar o comportamento das pessoas com o dos animais, de forma a tornar o mundo animal familiar e compreensível para as crianças.

Famílias Animais – Saiba como os filhotes vivem e se divertem, recém-lançado pela Publifolha, tem muito de um livro didático, ao mesmo tempo que atrai gente de todas as idades (sobretudo os apaixonados por animais) pela riqueza das imagens.

Tudo começa com a informação de que nós também somos animais, porém, diferimos dos demais, assim como os outros também diferem entre si. Vai dos cuidados que os animais têm com seus filhotes aos tipos distintos de famílias, passando pelo processo alimentício, de morada e até a forma como se protegem e se acariciam.

Famílias Animais é capaz de atrair a atenção de crianças com três anos de idade, que, guiados por um adulto, entenderão que rinocerontes comem principalmente ervas e, assim como as vacas, andam pelos campos comendo aqui e ali. Verão também que não só bebês e crianças pequenas gostam de um colinho, mas coalas, cangurus, gatos e macacos, entre tantos outros animais, carregam seus filhotes, mas pode ser nas costas, numa bolsa do corpo ou até nos dentes, como fazem os gatos.

E para as crianças maiores, com idade em torno dos sete anos, o livro é uma forma de compreender a vida de animais como elefantes, zebras, macacos, coalas, pinguins, ursos, girafas e outros que, para os pequenos em geral, estão restritos ao mundo da televisão e do zoológico.

A obra fala com o leitor de forma lúdica e interativa. E, ao fim, um glossário sugere o enriquecimento do vocabulário do leitor-mirim.

Famílias Animais – Saiba como os filhotes vivem e se divertem, de Dorling Kindersley. Publifolha. 64 págs. R$ 19,90

Fonte: Diário Catarinense

terça-feira, 2 de junho de 2009

Cães - Dermatites alérgicas são comuns

Entre os sintomas estão vermelhidão, coceira, ferida e queda de pelos

A médica veterinária Sirlei Manzan trata a alergia de Fred


por Valeriana Medrado - repórter Online

Um dos problemas de saúde mais comuns entre os pets são as doenças de pele. Coceira, vermelhidão, ferida e queda de pelo são os principais sintomas de que o animal está com algum problema dermatológico. O mais comum deles é a dermatite alérgica.

Segundo a médica veterinária Sirlei Manzan, as alergias cutâneas representam 15% das consultas em sua clínica e a mais comum entre os pets é a atopia, causada pelo contato com ácaros, bolores, pólen e poeira.

Há também a alergia causada pela picada de pulga. Atualmente existem vários produtos no mercado que combatem de forma eficaz o inseto deixando o animal livre desse tipo de alergia.

Outra forma de dermatite alérgica é a alimentar. Segundo Sirlei, uma das formas de evitar o mal é dar aos pets apenas produtos destinados a eles. “Doces, pães, queijo e outros alimentos que comemos devem ser evitados”, afirmou a veterinária.

Esse é o caso da poodle Meg, a cadela de 12 anos, que, além de alergia alimentar, possui atopia. A estudante Janaína Fernandes conta que Meg sempre sofreu com coceiras pelo corpo e, com a idade, o quadro clínico piorou.

No ano passado, Janaína Fernandes decidiu fazer teste alérgico em Meg. O resultado mostrou que a poodle é alérgica a perfume, cigarro, poeira, grama, milho, cenoura e tomate. “Ela toma medicamentos à base de corticoide e come uma ração hipoalergênica. Fico agoniada quando a Meg começa a se coçar e por isso nem penso, faço qualquer coisa para que ela fique bem”, disse.

Além das alergias como a de Meg, há dermatites provocadas por tristeza, estresse, depressão e outras causas emocionais. “Todo animal que lambe a pata possui alguma doença psicológica. Nesse caso é preciso entrar com tratamentos antidepressivos e ansiolíticos”, disse a veterinária.

Micoses e piodermites são outros tipos de doenças de pele que exigem atenção. As micoses são causadas por fungos e são transmissíveis, inclusive ao homem. E as piodermites são infecções mais profundas, causadas por bactérias.

Outro tipo de doença de pele está ligado a problemas nas glândulas tireoides e na glândula supra-renal. Segundo a veterinária, as dermatites hormonais estão sempre ligadas a outros problemas de saúde como hipotireoidismo, a obesidade e problemas renais.

Doença possui dois tipos e é transmissível

Popularmente conhecida, a sarna é outro problema comum dos pets. Existem dois tipos delas, a escabiose, transmissível a outros animais e ao homem, e a demodécica, considerada mais grave e transmitida nas primeiras horas de vida da mãe para o filhote, que é amamentado.

A dona de casa Cristiane Silva descobriu que seu cachorro Fred tinha sarna demodécica na primeira semana que chegou à sua residência. O shitzu de 3 anos apresenta os sintomas da doença sempre que está com a imunidade baixa.

Cristiane já chegou a gastar R$ 700 reais por mês em tratamentos para Fred. A dona de casa conta que, quando descobriu a doença, foi muito difícil. “Tinha acabado de perder meu marido e tive que cuidar do Fred. Ele apresentava sangramento e cerca de 90% de sua pele estava com ferida”, disse.

Uma amiga da dona de casa até sugeriu que o cachorro fosse sacrificado, mas, mesmo diante das dificuldades, Cristiane não desistiu de Fred. “Acho que, por conta das perdas que tive na vida, criei um envolvimento maior com meu cachorro, é um amor incondicional”, afirmou a dona de casa.

Depois de muita luta, a doença de Fred está controlada. Cristiane segue rigorosamente as orientações da veterinária e o shitzu visita a clínica semanalmente para tomar antibióticos e remédios para aumentar a imunidade.

“Pela primeira vez, o Fred está há três meses sem ter a doença e mesmo ainda gastando cerca R$ 300 por mês, vejo que valeu a pena não sacrificá-lo. A companhia de Fred me faz muito bem. Ele é muito carinhoso.”

Formas de tratamento e prevenção das doenças de pele

De acordo com a médica veterinária Sirlei Manzan, cada doença tem uma forma de tratamento. “De uma forma geral, todas precisam de tratamento tópico com xampu. Algumas de medicação oral como antifúngicos e antibióticos, outras de reposição hormonal. E algumas alergias podem necessitar até de vacinas ou mudança drástica na dieta e no ambiente do animal”, afirmou.

Com exceção das dermatites que são de origem genética, muitas doenças de pele podem ser evitadas com cuidados simples. “É preciso manter o animal sempre limpo e em um ambiente adequado”, disse Sirlei.

Os banhos devem ser frequentes com produtos apropriados ao tipo de pelo e pele do animal. Pelos com nós ou molhados formam um ambiente propício para o aparecimento das dermatites.

A veterinária deixa uma alerta aos proprietários de cães. “Nem sempre feridas pelo corpo é sinal de dermatite. Uma doença grave e fatal para cães e humanos é a leishmaniose que tem como sintoma justamente o aparecimento de feridas pelo corpo. Por isso, o ideal é que, ao encontrar alguma ferida no animal, procure um médico veterinário o mais rápido possível”, disse Sirlei Manzan.

Fonte: Correio de Uberlândia

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os cães se apaixonam?

Existe possibilidade de o seu fiel companheiro estar "apaixonado"?



Se você perceber que seu cachorro pula cercas, aproveita um descuido e foge pelo portão, enfim, faz de tudo para ficar na companhia da cadela do vizinho, é forte a possibilidade de o seu fiel companheiro estar "apaixonado".

A teoria de que os animais possuem sentimentos e costumam demonstrá-los já é aceita por muitos pesquisadores. Segundo o biólogo e jornalista Klaus Wilhelm, em artigo publicado em 2006, "estudos sobre o metabolismo do cérebro fornecem evidências de que os sentimentos dos animais talvez não sejam muito diferentes dos sentimentos dos seres humanos, pois entre eles há processos cerebrais comuns".

Conforme Raul Dalmarco Filho, veterinário e especialista em comportamento animal, embora não aconteça da mesma forma que com os homens, os cachorros podem se "apaixonar". "Quando os cães criam o hábito da convivência, passam a dormir e a viver juntos, e cria-se entre eles um grau de intimidade, uma relação de casal. Às vezes, uma cadela que está no cio acaba dando atenção apenas a um cachorro e ignorando todos os demais", afirma.

Não há um motivo particular para um cão "apaixonar-se" por uma cadela, ou vice-versa. "A escolha é aleatória e baseia-se, quase sempre, na convivência. Algumas vezes, também, essa relação está ligada a uma experiência positiva que o animal teve na sua infância, com outro cachorro ou, até mesmo, com uma raça específica", diz o especialista.

Fonte: Terra