segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pastor de Shetland

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Um excelente companheiro e ótimo na prática de pastoreio.

Personalidade: São cães muito inteligentes e que aprendem com rapidez. Bastante sociável com crianças, são calmos e tranqüilos. O Sheltie típico não é agressivo, mas não costuma ser muito simpático com pessoas estranhas, chegando a ser meio reservado.

História: Acredita-se que os Collies, que foram levados à ilha de Shetland há muitos anos, deram origem à raça Shetland, por meio de cruzamentos e consangüinidade. Outra corrente afirma que criadores ingleses criaram um Collie, há algumas décadas, apresentando-o como o Shetland. Outro versão é que um terceiro tipo de Collie miniatura foi criado, causando mais polêmica, mas nenhum deles tinha a capacidade dos Shetlands originais, que guardam até hoje suas habilidades de pastor.

Saúde: A raça é considerada bastante saudável, mas geneticamente mais propensa a desenvolver problemas de pele, causados por disfunções orgânicas hereditárias. Causam o aparecimento de áreas sem pêlo, com vermelhidão da pele e posterior escurecimento. Outros problemas comuns à raça são: Atrofia progressiva da retina - que pode causar cegueira Displasia coxo-femural - anomalia no encaixe do fêmur e da bacia.

Atividades: O Sheltie precisa ser exercitado – física e psicologicamente – para que não se torne um cão entediado e consequentemente destrutivo. Podem viver em espaços pequenos, como apartamentos, desde que seja exercitado diariamente. Seu nível de atividade e sua grande facilidade em aprender novos comandos, faz com que os Shelties se destaquem em esportes como o agility.

Pelagem: Pelagem dura, dupla, espessa e abundante. É indispensável a escovação pelo menos semanal, com escova de pinos, para deixar o Sheltie bonito e saudável. Na época da troca de pêlos essa escovação deve ser feita mais frequentemente. Apesar de longa, a pelagem não costuma formar nós. As cores permitidas são: azul merle, zibeline ou marta (coloração que vai do dourado pálido ao acaju intenso) e tricolores.

Nenhum comentário: