segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pequinês

Origem: China

Porte: P

Função: Além de ser um ótimo cão de companhia, também pode ser um bom cão de guarda, pois é dotado de muita coragem.

Personalidade: É atento, brincalhão e afetuoso. Muito independente e calmo também. É um cão leal e obediente. Desconfiado com estranhos, mas que late pouco. Perfeito para apartamento.

História: Sua origem se deu na China, há mais de 4 mil anos, mas foi com a introdução do Budismo, no século II, que a raça ganhou o status de cão sagrado, simbolizando o “leão de Buda”. Nesta época, como cão sagrado, o Pequinês vivia em completo isolamento na Cidade Proibida e os registros de nascimentos eram organizados pelos monges no Livro Imperial dos Cães. Chegou a ser propriedade exclusiva do imperador e o roubo de um exemplar desse cão era punido com a morte. O pequinês foi levado para a Europa, mais exatamente para a Inglaterra, em 1861, depois da queda de Pequim e da destruição do Palácio de Verão em mãos das tropas franco-inglesas. Oficiais ingleses levaram como presa de guerra alguns exemplares, dos quais um foi oferecido como presente à rainha Vitória. A criação européia contou, desse modo, com os seus primeiros antepassados. Depois que chegou a corte da Rainha Vitória, o Pequinês conquistou vários outros admiradores pelo mundo.

Saúde: Um dos principais cuidados que o dono deve ter com o pequinês diz respeito ao calor. Devido ao seu físico e a sua pelagem abundante, o Pequinês não se adaptam bem à climas muito quentes. Outro ponto fraco da raça são os olhos. Como os olhos do Pequinês são muito expostos, os cuidados devem ser redobrados. Problemas de coluna também são freqüentes. Para evitá-los, o melhor é adotar medidas preventivas, como desencorajá-los a pular grandes alturas ou mesmo evitar que suba escadas freqüentemente. Um dos piores males que atingem a raça é a compressão medular, ou síndrome do Dachshund, que tem como conseqüência a paralisia completa dos membros posteriores

Atividades: Por seu tamanho e estrutura física não é um cão que precisa fazer exercício em excesso.

Pelagem: A pelagem é dupla com pêlo longo, liso e um pouco rústico. Seu subpêlo é bem espesso e deve ser cuidadosamente seco quando tomar banho, evitando assim o acúmulo de umidade. Deve também ser escovada três vezes por semana, para se evitar nós.

Nenhum comentário: