segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Petit Basset

Origem: França

Porte: P

Função: É um caçador apaixonado. Auxiliar perfeito para o caçador a tiro em terrenos de superfície mediana; especialista na caça ao coelho e não deixa escapar nenhuma outra presa.

Personalidade: É um cão alegre, dócil, amigável e sempre muito acupado explorando seu redor. Inteligente, independente, porém sempre disposto a agradar seu dono. São bons com crianças e com estranhos.

História: Durante muito tempo, o Petit Basset Griffon Vendéen teve o mesmo padrão que o Grand Basset, porém, o tamanho era diferente(de 34 a 38 cm). O resultado dessa utilização não foi muito brilhante, porque esses cães eram semi-tortos (ou curvados) e tão pesados quanto o Grande Basset. Foi então que o Sr. Abel Dezamy criou um padrão separado para eles. Para definir esse pequeno cão, lembramos o que Paul Daubigné escreveu: “Não se trata de um pequeno Vendéen por simples redução de tamanho, mas de um pequeno Basset reduzido harmoniosamente em suas proporções e seu volume, e naturalmente provido de todas as qualidades morais que pressupõe a paixão pela caça”. Um grupo de pequenos Bassets ganhou a primeira Copa da França de caça ao coelho.

Saúde: O Petit Basset Griffon Vendéen está propenso a infecções de ouvido e ataque de epilepsia. Casos de Glaucoma foram rescentemente registrados, condição que geralmente resulta em cegueira. Hipotireoidismo, alergias de comidas e de pele também têm sido registrados.

Atividades: Essa raça necessita apenas de exercícios moderados. Se adapta bem em apartamentos se for bem exercitado. Por ter intinto de caça bem aguçado, o cão não deve ficar solto em locais públicos e sim num terreno bem cercado.

Pelagem: Pêlo duro, mas não muito longo. Jamais sedoso, nem lanoso. As corres são: preta com manchas brancas; preto com manchas castanhas; preto com manchas areia; fulvo com manchas brancas (branco elaranja); fulvo com manto preto e manchas brancas; fulvo carvoado; areiacarvoada com manchas brancas e areia encarvoada.

Nenhum comentário: