segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pointer Alemão Pêlo Curto

Origem: Alemanha

Porte: G

Função: É uma das raças de caça mais versáteis. Combinando as habilidades de aponte, rastreamento e apreensão, o Pointer Alemão também pode ser uma ótima companhia como animal de estimação.

Personalidade: Cão audaz, inteligente, amigável e sempre dispostos a agradar seu dono. Apresenta entusiasmo para o trabalho, indicando coragem e obediência. É é uma raça amorosa que demostra afeto pela casa e família.

História: O Pointer Alemão, também conhecido como Braco Alemão ou Kurzhaar, é o resultado de cruzamentos que começaram a ser feitos no século XVII entre o Pointer Espanhol e cães conhecidos como scenthounds. O objetivo era gerar cães de caça mais versáteis, com habilidade de aponte e rastreamento. Com a inserção de cães ingleses nas linhas de sangue, nasceram, por volta de 1800, Nero e Treff, os primeiros cães a se distinguir do perfil que hoje caracteriza o Pointer Alemão. A raça só passou a ser reconhecida na Alemanha no fim do século XIX. Além de ser excelente caçador, o Pointer Alemão é elegante e obediente, características que contribuem para sua popularidade.

Saúde: O Pointer Alemão pode apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural - Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas na locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades na locomoção. Entrópio - Inversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Pode ser corrigida cirurgicamente. Torção gástrica - Caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte se o cão não for operado o mais rápido possível. Doença de Von Willebrand - Esta doença afeta ambos os sexos. Condição clínica de origem genética que afeta o processo de coagulação sangüínea e prolonga, por conseguinte, o tempo de sangramento. Não se deve cruzar cães portadores desta doença, pois é letal aos filhotes.

Atividades: Pointer Alemão de Pêlo Curto é um cão muito ativo tendo grande vigor físico, agilidade, disposição e por conseqüência necessidade de espaço. Muito ativo, o Pointer Alemão precisa de exercícios diários.

Pelagem: Pelagem curta, densa, macia e brilhante, naturalmente repelente à água e patas dotadas de membranas entre os dedos, o que facilita muito sua movimentação na água.

Nenhum comentário: