segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pointer Alemão Pêlo Duro

Origem: Alemanha
Porte: G

Função: Á um cão de caça apontador, além de siguir trilhas e trazer a caça, trabalhando em terrenos difíceis e nas águas geladas sem maiores problema. Também pode ser uma ótima companhia como animal de estimação.

Personalidade: Cão firme, controlado, equilibrado, sem medo da caça, sem sensibilidade ao tiro. Corajoso, versátil e nunca agressivo.

História: Trata-se de uma raça de origem bastante antiga, desenvolvida na região da atual Alemanha, para utilização em diversas formas de caça. Inicialmente foram utilizados na caça por necessidade, dada a falta de cães especializados, particularmente a partir de meados do século XIX com a popularização do esporte, conseqüência das mudanças políticas e econômicas em curso na Europa. Mais tarde, a raça foi se desenvolvendo e fixando características por uma combinação de cruzamentos de Griffon, Stichelhaar, Pointer Alemão de Pêlo Curto e Pudelpointer (cruzamento de Poodle com Pointer Inglês).

Saúde: O Pointer Alemão pode apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural - alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas na locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades na locomoção. Entrópio - inversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Pode ser corrigida cirurgicamente. Torção gástrica - caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte se o cão não for operado o mais rápido possível. Doença de Von Willebrand - esta doença afeta ambos os sexos. Condição clínica de origem genética que afeta o processo de coagulação sangüínea e prolonga, por conseguinte, o tempo de sangramento. Não se deve cruzar cães portadores desta doença, pois é letal aos filhotes.

Atividades: Muito ativo, o Pointer Alemão precisa de exercícios diários. E sendo uma raça de grande porte, deve ser, preferencialmente, criado em casas espaçosas.

Pelagem: Pêlo de arame, duro, muito bem assentado e denso. Pelagem externa de 2 a 4 centímetros longo, grosso; subpêlo impermeável. Esse tipo de pelagem desempenha papel importante no trabalho do cão pois é naturalmente repelente à água e protege o animal em qualquer tipo de tempo e ambientes hostis, devendo ter cor fígado e branco com variações na forma das manchas.

Nenhum comentário: