segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Poodle

Origem: França

Porte: P

Função: Originalmente, o Poodle era usado para a caça. Porém, acabou se tornando popular como cão de companhia.

Personalidade: É extremamente inteligente (a raça ocupa o segundo lugar no ranking de obediência para o trabalho). Muito brincalhão, divertido, versátil e afetuoso. O Poodle é um cão obediente e dócil quando bem educado pelo dono. Topam qualquer brincadeira sempre com muito entusiasmo

História: Apesar de a origem do Poodle ser atribuída à França, onde são chamados de “Chien Canne” ou “Caniche”, aparentemente o berço da raça é mesmo a Alemanha, onde é chamado de “Pudel”, derivado de palavra “pudelin” que significa “jogar-se na água”. De qualquer forma, foi na França que o Poodle desenvolveu sua estrutura atual e onde, freqüentando as cortes dos reis franceses desde Luis XIV, ganhou a popularidade que desfruta hoje. O Poodle era, originalmente, usado para a caça aquática, onde desempenha a função de recuperar as aves abatidas que caiam na água. Foi também utilizado pelos franceses e ingleses como ‘cão trufeiro’, com a missão de utilizar seu excelente olfato para descobrir trufas debaixo da terra.

Saúde: Um dos principais problemas de saúde que afeta os Poodles é a Otite (inflamação do ouvido), propiciada pela posição ‘caída’ das orelhas e dos tufos de pêlos dentro delas, que retém umidade. A prevenção é feita basicamente evitando que entre água durante o banho, e através de procedimentos regulares de higiene. Além da otite, a raça é especialmente sensível a: Luxação da Patela – um deslocamento do osso do joelho, comum em raças pequenas, que causa dor e dificuldade para andar. Displasia - má formação no encaixe da cabeça do fêmur com a bacia. Essa má-formação é mais característica em raças grandes, mas pode aparecer também nos Poodles. Atrofia Progressiva da Retina – que consiste na perda gradual da visão podendo levar o cão à cegueira total. Segundo dados do clube americano da raça, 25% dos Poodles desenvolvem a doença para a qual não há tratamento. Dentição dupla – recomenda-se a extração dos dentes de leite, por favorecer o desenvolvimento do tártaro. Outra característica comum em cães brancos são as manchas na pelagem sob os olhos, causadas pelas lágrimas.

Atividades: São cãos ativos que topam todas atividades. Não necessitam muito espaço, porém possuem um alto nível de energia.

Pelagem: Pêlo anelado(há uma variedade de Pêlo encordoado), abundante e espesso, de textura naturalmente áspera e de comprimento uniforme. As cores são: preto, branco, marrom, cinza e abricó. Banhos e tosas regulares são necessários.

Nenhum comentário: