segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Puli

Origem: Hungria

Porte: M

Função: Cão pastor, utilizado na guarda e proteção de ovelhas. Também vem sendo empregado como cão policial e obtendo sucesso nessa nova função. Hoje, são mais usados para guarda e companhia do que no pastoreio.

Personalidade: É um cão sensível, alegre e devotado. Simpático e muito fiel a família. É um cão vigoroso, ágil, inteligente e versátil.

História: O Puli ou Boiadeiro, há mais de 1000 anos, faz parte da vida dos pastores Húngaros. Quando os Magyars foram para a Hungria levaram seus cães pastores que eram de dois tipos, um grande e o outro de tipo menor que já lembrava os Pulis de hoje. Exceto pela cor o Puli se parecia bastante com os Terriers Tibetanos que devem ter sido um dos troncos de formação da raça. No século XVII o povo do oeste europeu começou a repovoar a Hungria que teve sua população praticamente dizimada por invasores durante o século XVI. Estes novos habitantes trouxeram suas ovelhas e seus cães pastores com eles. Dos cruzamentos do Puli com os cães pastores da França e Alemanha surgiu o Pumi. Os dois nomes Pumi e Puli foram sendo usados revezadamente por muitos anos e o Puli quase desapareceu. Em 1912, Emif Raitsits começou um trabalho de reconstituição do Puli e em 1915 o 1º padrão para a raça foi redigido, tendo sido aprovado pelo FCI (Federação Cinológica Internacional) em 1924 foi. Dois tipos de pelagem eram vistos: um mais felpudo e outro mais encaracolado.

Saúde: O Puli está propenso a apresentar displasia coxo-femural, que é uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.

Atividades: Como todo bom cão pastor necessita gastar energia.

Pelagem: A pelagem é longa, dupla, com pêlo grosseiro e subpêlo lanoso. A proporção dos dois é que determina a qualidade da pelagem. A forma chamada de encordoada é composta de pêlos uniformes de um caimento estreitamente ondulado. As cores são: preto uniforme, preto com nuance avermelhada e as variedades de cinza e branco. O dono deve manter a pelagem exótica do cão sempre limpa e solta, mas nunca sedosa. Secar totalmente os pêlos após o banho é também uma tarefa importantíssima.

Nenhum comentário: