segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Retriever do Labrador

Origem: Grã Bretanha

Porte: G

Função: O Labrador tem características de autêntico retriever (cão que busca aves abatidas). Versatíl na caça, guardião e defensor, guia de cegos, policial (principalmente antidrogas) e campanhia.

Personalidade: Os Labradores são cães inteligentes, obedientes, com forte desejo de servir. De natureza gentil, sem indício de agressividade ou indesejável timidez. Tranqüilo e gentil com crianças, o Labrador gosta de receber carinhos e brincar com toda a família

História: é originário de Newfoundland ou Terra Nova, região inóspita e fria situada na costa oriental do Canadá, onde ajudava os pescadores a puxar as redes para terra. Datava então o século XV quando a terra é descoberta por John Cabot já não existiam esquimós pescadores no local e portanto, também os cães haviam desaparecido. Não foram encontrados vestígios de cães na ocasião mas mais recentemente, e através de pesquisas arqueológicas, foram descobertos restos de um cão grande, possivelmente um ancestral do Terra Nova.

Saúde: O ideal ao se pensar em adquirir um Labrador é conhecer suas origens e a seriedade do criador. Segundo as recomendações da criação, jamais se deve cruzar um exemplar chocolate com um amarelo e nem mesmo dois chocolates por mais de três gerações sucessivas, ou dois amarelos por mais de quatro, sem introduzir um preto. Outro problema genético que pode ser evitado pela seriedade dos criadores é a displasia coxo-femural. Caso vá adquirir um filhote, certifique-se de que os pais tenham sido examinados e que tenham sido aprovados pelas radiografias. Além da displasia, a osteocondrose (mal que compromete a cartilagem e o osso prejudicando a articulação) também pode aparecer e causar a chamada displasia de ombro (a mais comum) e as de cotovelo, joelho e calcanhar. O problema ainda é pouco conhecido no Brasil. Há duas doenças genéticas que atacam a visão, causando perda progressiva até chegar à cegueira: a Catarata, que ocorre quando o cristalino - parte interna transparente do olho - torna-se opaco; e a Atrofia ou Displasia da Retina, uma degeneração das células da retina.

Atividades: É uma raça que precisa de muito exercício já que tem grande tendência para a obesidade. Adora brincadeiras de pegas os objetos atirados pelos donos, além ser um bom nadador.

Pelagem: Curta e densa, com ligeira aspereza ao toque, sem ondulações. Requer poucos cuidados especiais por parte dos donos

Nenhum comentário: