segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rhodesian Ridgeback

Origem: África do Sul

Porte: G

Função: A raça não foi desenvolvida para matar os animais que caça, mas sim, acuar, intimidar e dominar a presas, sem tocá- las ou agredi-las fisicamente. Esta raça pode desempenhar função de cão farejador, policial e cão de pastoreio. Hoje em dia é utilizado como excelente cão de guarda e também como afetuoso e devotado cão de companhia.

Personalidade: É um cão limpo, fácil de ser mantido, não é barulhento nem briguento. É um cão obediente e de fácil aprendizado. É dócil, sempre querendo agradar seu mestre e carinhoso com crianças.

História: Chamado também de African Lion Hound (Hound de Leão Africano) é nativo da África do Sul e tem sido criado pelos fazendeiros Boers (nativos descendentes de colonizadores holandeses) para trabalho de caça pesada na mata. Nos séculos XVI e XVII, Holandeses, Alemães e Huguenotes (Protestantes) migraram para a África do Sul levando consigo seus cães Dinamarqueses, Mastiffs, Bloodhounds, Terriers, entre outros. A partir de 1707 a imigração européia ficou fechada por cem anos e isso foi muito favorável para o desenvolvimento do Ridgeback. Os nativos possuíam uma raça, “Hottentots”, que eram cães de caça meio selvagens. Tinham uma pelagem muito característica onde os pêlos das costas na linha da coluna formam uma crista, crescendo para frente, em sentido contrário do restante do corpo. O cruzamento dos cães trazidos pelos imigrantes com esse nativo deu origem aos atuais Ridgebacks, que supriam as necessidades do fazendeiro local.

Saúde: O Rhodesian Ridgeback pode apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural - alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. Surdez - este é um problema que atinge alguns exemplares da raça, podendo ser bilateral ou unilateral. A surdez pode ser congênita em alguns exemplares, mas pode ser evidenciada ainda quando filhotes.
Atividades: A raça deve ser criada, preferencialmente, em grandes espaços e requer ainda sessões diárias de exercícios. Embora adorem dar longos passeios com seus donos e até mesmo galopar ao lado da bicicleta ou enquanto o dono faz jogging, Rhodesians também terão o maior prazer em simplesmente ficar deitados perto de seus familiares queridos.

Pelagem: Pelagem curta, densa e brilhante; uma linha simétrica e bem definida de pêlos nasce no sentido contrário, bem no meio das costas, desde os ombros até os quadris. As cores permitidas são: do trigo escuro até o trigo bem claro e vermelho.

Nenhum comentário: