segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Schnauzer Gigante

Origem: Alemanha

Porte: G

Função: Guarda e companhia.

Personalidade: Cão forte, resistente, destemido, resoluto, imponente e muito inteligente. É tranquilo, adestrável e amigo das crianças. Seu instinto de guarda é bastante aguçado.

História: Originário da Alemanha, o Schnauzer Gigante, assim como o Miniatura (ou Anão) foi desenvolvida a partir do Schnauzer Standart (ou médio) e reconhecida como raça independente em 1895. Todos os Schnauzers tiveram sua origem nas regiões de Weenttemberg e Bavária. Essas eram áreas agrícolas onde a criação de ovelhas, gado e outros, constituía o grande negócio da região. Os pastores necessitavam de cães pastores, guardas e auxiliares na tarefa de conduzir seus rebanhos para os mercados. Quando o povo da Bavária foi para Stuttgard, eles possuíam Schnauzers de tamanho médio. Gostavam dos cães, mas não estavam satisfeitos com o tamanho. Os pastores de ovelhas podiam usar este tamanho de cão, mas vaqueiros necessitavam de um animal de maior porte. A solução encontrada foi o cruzamento desses Schnauzers (médios) com cães grandes usados por alguns vaqueiros da região para levar o gado de um local a outro. Mais tarde ocorreram cruzamentos com Sheepdogs e bem mais adiante com o Dogue Alemão (Dinamarquês) Preto e existem razões para se acreditar que haja uma relação entre o Schnauzer Gigante e o Bouvier des Flandres, que também eram usados no transporte de rebanhos. Os Gigantes era praticamente desconhecido fora da região da Bavária até a primeira década do Século XX e mostrou ser tão inteligente que, logo depois da Primeira Guerra Mundial, passou a ser largamente utilizado pela Escola de Polícia de Berlim.

Saúde: Os problemas mais comuns ao Schnauzer Gigante são: Hipotiroidismo – geneticamente herdada, afeta o metabolismo causando depressão, aumento de peso e perda de pelo. A Displasia coxo-femural e Epilepsia também são comuns. O Schnauzer pode apresentar ainda alguns problemas de pele que podem estar relacionados à alergia ou à falta de nutrientes da ração.
Atividades: É um cão que precisa de espaços amplos para poder se exercitar e gastar sua energia e que é capaz de acompanhar com facilidade um dono que tenha um estilo de vida atlético e com grandes doses de exercício.

Pelagem: Pelagem é dupla, com pêlo curto, duro de arame, áspero, denso com subpêlo denso. Na cabeça e orelhas mais curto. Para que o Schnauzer Gigante possua uma pelagem adequada ao padrão da raça, precisa receber cuidados constantes. Para aqueles que forem às exposições, é necessário que sejam submetidos ao stripping (método que arranca os pelos do cão) semanalmente. Para os que não frequentam exposições, é aceitável que sejam tosados com máquina de tosa.

Nenhum comentário: