segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Schnauzer Médio

Origem: Alemanha

Porte: M

Função: Originalmente era uma raça usada para o trabalho no campo e na caça a roedores, além de excelente companhia.

Personalidade: O Schnauzer médio é um cão muito inteligente. Aprende facilmente e é conhecido como sendo um cão travesso. Precisa ser bem educado pelo dono com muita paciência e tempo. Robusto e brincalhão, o Schnauzer Médio ou Standard é um excelente companheiro, inclusive para crianças.

História: O Schnauzer Médio, também chamado Schnauzer Standard, é a mais antiga das variedades, tendo sua origem ainda obscura. Das três raças distintas de Schnauzers (Miniatura, Médio e Gigante) o Médio (standard) é o protótipo e o mais antigo deles. Sua origem é alemã e muito antiga. Sabe-se, por exemplo, que Albrecht Durer (pintor) possuiu um desses cães por pelo menos 12 anos, já que em suas pinturas de 1492 até 1504, a imagem de um mesmo Schnauzer aparece inúmeras vezes. Até onde podemos voltar, a raça se origina do cruzamento do Poodle Alemão Preto e Wolfspitz Cinza com os Pinscher Pêlo Duro e sua principal vocação caça a ratos e guarda. Sua sagacidade, inteligência e coragem são tão excepcionais que criadores na sua terra de origem o chamam de o “Cão de Cérebro Humano”. Nos Estados Unidos e Inglaterra eles eram muito usados como guarda pessoal e companhia por eles terem uma incrível percepção da aproximação de um perigo.

Saúde: O Schnauzer Médio apresenta propensão às seguintes doenças: Atrofia progressiva da retina - Esta condição se desenvolve em exemplares a partir dos quatro meses de idade, podendo levar à cegueira total. Pancreatite - Os sinais clínicos vão desde vômitos e diarréia até dores abdominais. Acredita-se que esta condição clínica ocorra devido aos altos níveis de colesterol sangüíneo da raça. Síndrome de Cushing - Alteração hormonal que atinge em maior número as fêmeas. Hipotiroidismo - Afeta o metabolismo, causando aumento de peso e queda de pêlo em regiões localizadas.

Atividades: Ativo, o cão desta raça necessita gastar sua energia com muitos exercícios e brincadeiras diariamente.

Pelagem: Possui pelagem dupla, com pêlo duro de arame, áspero e denso sem ser lanoso ou ondulado, com subpêlo denso. Na cabeça e nas orelhas é mais curto. Barba e pernas devem ser penteadas e escovadas com frequência para prevenir a formação de nós.

Nenhum comentário: