segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Setter Inglês

Origem: Grã Bretanha

Porte: G

Função: Cão de caça e companhia. Embora a sua função original seja a caça, facilmente se adaptou à vida em casa.

Personalidade: Com leal e companheiro da família. É muito obediente e não late desnecessariamente. Muito ativo e sociável, esse animal é um ótimo companheiro para crianças.

História: O criador da raça, Edward Lawerack, utilizou um cruzamento de Braco espanhol e Pointer francês por volta do ano de 1800 para chegar ao belo exemplar que hoje conhecemos. O nome Setter (derivado da palavra sitting) é explicado pela forma original como esta raça se senta após ter encontrado a caça.

Saúde: O Setter Inglês é um cão propenso às seguintes doenças: Displasia coxo-femural Como um cão de grande porte, o Setter Inglês está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Surdez - alguns exemplares podem carrear esta condição de caráter genético e hereditário, que pode ser evidenciada ainda quando filhotes. Dermatites Alérgicas - o Setter Inglês é muito sensível a várias substâncias. Otites - os exemplares desta raça apresentam intensa produção de cerúmem, o que pode levar à inflamação do conduto auditivo caso o proprietário não tome providências. Atrofia progressiva da retina - perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caraterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Atividades: Necessita de exercícios físicos para manter a forma e a saúde, especialmente se viver em pequenos espaços.

Pelagem: Longa, sedosa e brilhante. Ligeiramente ondulada. Franjas ao longo da cauda, da linha inferior do tronco e da parte superior dos membros anteriores e posteriores. Requer escovação, pois apresenta tendência a formar bolos se o dono não for muito cuidadoso.

Nenhum comentário: