terça-feira, 12 de agosto de 2008

Spitz Alemão Lupo

Origem: Holanda

Porte: M

Função: Um grande companheiro da família e ótimo para dar alarme.

Personalidade: Brincalhão, amável e afetuoso. É um cão amigável e que está sempre pronto para novas aventuras. É sensível, atento e aprende com facilidade.

História: Existem 5 categorias de Spitz Alemão que diferem em tamanho e cor da pelagem. São eles o Spitz Lupo (Keeshond), Grande, Médio, Pequeno e Anão (Lulu da Pomerânia). O Keeshond ou Spitz Alemão Lupo tornou-se o cão nacional da Holanda no final do século XVIII, mas centenas de anos atrás eles eram os favoritos do povo alemão. A raça não é especializada na caça ou em nenhum tipo de trabalho, mas é uma das melhores companhias que se pode ter. Eles eram conhecidos como cães barqueiros já que os comandantes de embarcações fluviais os possuíam em larga escala. Logo após a revolução Francesa, a Holanda foi dividida em dois grandes partidos: o do Príncipe de Orange (Prince of Orange) e o dos Patriotas sendo que estes últimos eram liderados por um amante de cães, chamado Kees de Gyselaer. Ele nessa época possuía um desses Lupos e por isso a raça levou seu nome e acabou se tornando o símbolo dos Patriotas. No entanto quando o partido Prince of Orange se estabeleceu como o dominante, poucas pessoas queriam ter um cão que representava a oposição. O declínio da raça permaneceu até 1920, quando a Baronesa Hardenbroek se interessou pela raça e investigou quantos animais da antiga linhagem haviam sobrevivido. Para sua surpresa, a raça era mantida nas formas originais por alguns capitães de barcos fluviais, fazendeiros e caminhoneiros. Passou então a divulga-la por toda a Europa e o Clube Holandês do Keeshond foi fundado em 1933.

Saúde: O Keeshond está propenso as seguintes doenças: Displasia coxo-femural - Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. Epilepsia - Acredita-se que algumas linhagens tenham apresentado uma maior incidência, caracterizando o fator genético. Pode ocorrer por volta dos três ou quatro anos de idade. Problemas de pele, como dermatites.

Atividades: Não necessita de muito exercício físico. A raça gasta sua energia conforme circula pela casa ou apartamento.

Pelagem: Pelagem densa e longa, que deve ser escovada semanalmente. As cores são: gradações de cinza, cinza lobeiro (cinza prata com gradações de preto carvão na extremidade dos pêlos), sendo mais claro no focinho, olhos, membros, ventre e cauda.

Nenhum comentário: