quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Terranova

Origem: Canadá

Porte: G

Função: Excelente guardião e defensor da família. É uma boa companhia para a família e para outros pets.

Personalidade: Muito inteligente, responsável e dócil.

História: O Terra-Nova ou Newfoundland, originário do noroeste do Canadá, descende de cães dos Piríneus levados para a Terra-Nova pelos pescadores de bacalhau Bascos. A sua origem remonta a 1700, quando os primeiros Terra-Nova eram de variedade Landseer : branco e preto. O Terra-Nova de cor preta que conhecemos hoje é provavelmente fruto de uma selecção rigorosa. Estes cães foram trazidos posteriormente para a Europa por outros pescadores de bacalhau, adquirindo uma certa popularidade. Esta popularidade alcançou o expoente máximo, quando a 1886, a raça foi oficialmente reconhecida pelo clube Inglês do Terra-Nova.

Saúde: O Terra Nova é um dos maiores cães dentre as raças caninas. As doenças mais comuns são: Displasia coxo-femural Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Luxação de patela Deslocamento da patela ou rótula (joelho), que causa dor aos animais. Torção gástrica Como todas as raças de grande porte, o Terra Nova também está sujeito a esta condição clínica que se caracteriza pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Entrópio e ectrópio O entrópio acontece quando as pálpebras e os cílios são enrolados para dentro, podendo levar à cegueira. Pode ser corrigido cirurgicamente, ainda quando filhote. Alguns exemplares são sensíveis a anestesias e de maneira geral não toleram muito bem o calor.

Atividades: O Terranova tem como principal característica apreciar atividades na água. Possui um grande poder físico.

Pelagem: A sua pelagem é dupla, densa, de textura grossa e oleosa, excelente para resistir às baixas temperaturas da água. A cor pode ser preta, cinza escura, marrom, bronze, chocolate ou branca com marcas pretas.

Nenhum comentário: