quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Terrier Australiano

Origem: Austrália

Porte: P

Função: Este cão caçava ratos e cobras, avisava sobre a chegada de estranhos e era um fiel companheiro. Hoje é um excelente animal doméstico, não só na cidade como no campo.

Personalidade: Ele é fiel, responsável, inteligente e muito afetivo com sua família. Fácil de lidar, sociável com todos e devotado ao dono.

História: Esta foi a primeira raça reconhecida e exposta na sua terra natal e também o primeiro cão australiano a ser reconhecido oficialmente em outros países. Em 1933 a raça foi reconhecida na Inglaterra e em 1960 foi a 114ª raça a adentrar no AKC (Kennel Clube Americano). É um dos menores terriers de trabalho e acredita-se que tenha sua origem num cão nativo conhecido como Terrier de Pêlo Duro, parente de um antigo cão escocês (não o atual Scottish Terrier) que vivia na Tasmânia desde 1880. Esses animais teriam sido cruzados com um número grande de terriers ingleses, produzindo um cão rápido, resistente, forte, valente e com pelagem resistente a água. Embora existam algumas divergências de opinião entre os especialistas quanto à composição exata de raça, há um consenso de que entre os formadores estão presentes o Dandie Dinmont, o Skye Yorkshire, o Black and Tan Terriers (hoje Manchester) e talvez o Cairn Terrier Irlandês.

Saúde: A Luxação de patela é uma doença comum a raça que é caracterizada por um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Atividades: É um cão ativo e cheio de energia. Por isso não se adapta muito bem a ambientes pequenos como os apartamentos, exigindo um pouco mais de espaço para ser criado.

Pelagem: Sua pelagem é áspera, reta em torno de 5 cm de comprimento tendo o topete da cabeça é de textura mais fina. As cores são azul - preto ou prata - preto com marcação castanho ou areia na cabeça e pernas.

Nenhum comentário: