quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Terrier Irlandês

Origem: Irlanda

Porte: M

Função: É um animal caçador, capaz de perseguir e recolher a caça, tanto em terra como na água. Além disso, pode se tornar um adorável animal doméstico.

Personalidade: O Terrier Irlandês, ou Irish Terrier, é muito esperto, fiel e tem a característica de se adaptar bem a diferentes climas. Essa raça faz amizade fácil com as pessoas, porém, convive melhor com os adultos do que com as crianças. Fácil de treinar, porém um pouco teimoso. Deve ser treinado desde filhote.

História: A origem do Irish Terrier é muito discutida, mas evidentemente ele é um dos mais antigos terriers que se tem notícia. O primeiro registro de apresentação em exposições como raça oficialmente reconhecida data de antes de 1875 em Glasgow. A base de desenvolvimento do Irish surgiu de uma ninhada que foi resultado do acasalamento de dois cães campeões; a fêmea “Erin”, e o macho “Killney Boy”, que são considerados o “pai e mãe” da raça. Em 1880 o Irish Terrier já era a quarta mais popular raça na Inglaterra. Em 1889 uma nova regra estipulou que as orelhas não podiam mais ser cortadas e animais nascidos depois desta data só poderiam entrar em pista em exposições com as orelhas inteiras.

Saúde: São cães bem resistentes e saudáveis. Não estão propensos a nenhuma doença hereditária grave.

Atividades: Como é uma raça ativa de trabalho, esses cães necessitam de muito exercício físico. O Irish Terrier é um cão muito adaptável vivendo bem tanto no campo como em quintais ou apartamentos. Se for bem exercitado, será um cão bem comportado dentro de casa.

Pelagem: Tem pelagem dupla, de comprimento moderado, densa e dura. Barbicha moderada dão os únicos pêlos longos. Nos membros, os pêlos são mais curtos que no tronco. A cor é vermelho sólido brilhante, vermelho dourado, vermelho trigueiro e cor de trigo (do mogno ao palha). Requer escovação apenas para a retirada de pêlos mortos.

Nenhum comentário: