quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Welsh Corgi Pembroke

Origem: País de Gales, Grã-Bretanha.

Porte: P

Função: Sua função inicial é pastor de gado. Atualmente, apreciado como cão de companhia e um guardião doméstico.

Personalidade: É esperto, ativo e muito apegado ao dono. Muito agradável e afetuoso. Ótimo com crianças, mas tomando cuidado com certos tipos de brincadeiras que acabam provocando o cão.

História: Acredita-se que a raça tenha surgido no século XII, onde prestava auxílio essencial no pastoreio para os proprietários de fazendas. Provavelmente o Welsh Corgi Pembroke partilha as mesmas raízes com o Welsh Corgi Cardigan, mas a raça foi desenvolvida separadamente, em Pembrokeshire. O Welsh Corgi Pembroke acabou ganhando popularidade na Inglaterra, onde se tornou a raça preferida de George VI e Elizabeth II.

Saúde: O Welsh Cardigan Pembroke está propenso a problemas nos discos intervertebrais. A Displasia coxo-femural também é comum e caracteríza-se pela alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão (de caráter hereditário), causando problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.

Atividades: Possui um alto níver de energia. A duração dos exercícios físicos são de aproximadamente 30 minutos diários.

Pelagem: Pêlo curto, grosso, com uma epiderme resistente a mudança de tempo com um revestimento mais grosso e mais longo por fora.

Nenhum comentário: