segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Beagle

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Usado para caça ao coelho e à lebre, também usado como cão farejador em aeroportos americanos para evitar o contrabando de alimentos não autorizados. Mas tem enorme sucesso também como cão de companhia.

Personalidade: Cão bastante alegre, simpático e brincalhão. É uma ótima companhia para crianças. Além de alegre e de bom caráter, ele é um cão considerado extremamente sociável. Possui um ótimo faro. Pode ser bem teimoso e sapeca. São independentes, cheios de energia, precisam de muita companhia e de um dono firme e paciente, que compreenda a natureza deste cão.

História: As origens do Beagle se perdem na História, havendo menção de animais assemelhados já no século III. O fato é que a raça, usada principalmente na Inglaterra como caçador de lebres, sobreviveu graças a suas qualidades de farejador e a determinação de criadores dedicados, entre eles até a Rainha Elisabeth I. A Rainha que possuía numerosos exemplares, tendo até desenvolvido uma variante especial extremamente pequena.

Saúde: O controle alimentar deve ser extremamente rígido, já que a raça Beagle apresenta uma forte tendência à obesidade. A alterações cardíacas, sobrecarga das articulações e da coluna vertebral são alguns dos problemas que o sobrepeso pode causar ao seu cão. Outro grande problema da raça são as reações de sensibilidade variada a picadas de insetos, alimentos e mesmo produtos de higiene. O melhor procedimento nesses casos é identificar o agente alérgeno (aquele capaz de desenvolver o quadro alérgico) e evitar que o animal esteja exposto a ele novamente. Registros de uma doença chamada necrose asséptica da cabeça do fêmur também são relatados na raça. Consiste em uma falha na irrigação da região, causando necrose. É necessária a cirurgia corretiva, pois esta condição causa muita dor ao animal. A hiperplasia da glândula de Harder ou terceira pálpebra é outra condição muito comum nos Beagles e que consiste no aparecimento de uma “carne esponjosa” no canto do olho. Nesses casos, é indicado tratamento cirúrgico. Um processo inflamatório muito comum no Beagle é a inflamação das glândulas anais, que requer atenção do proprietário.

Atividades: É essencial prover bastante atividade para o cão, já que apresenta tendências à obesidade. Para isso, o Beagle precisa de espaço para exercitar-se.

Pelagem: Curta e impermeável, lisa e espessa.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostava de saber se pediu autorização para usar as fotos neste site ou se só se limitou a roubá-las. Os donos da cadela desta foto já foram avisados