segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bedlington Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função: Excelente cão de companhia.

Personalidade: É um cão obediente e afetuoso, porém alerta e muito valente. Cão ágil, musculoso e elegante. Amável e inteligente, gosta da convivência com crianças e pode ser treinado com facilidade.

História: A origem do Bedlington Terrier não é muito conhecida, mas sabe-se que esta raça surgiu na Inglaterra, no século XIX, descendendo de Rothbury Terriers. Outros cruzamentos também podem ter contribuído para seu surgimento, envolvendo Whippets (para a velocidade) e Dandie Dinmont Terriers (para o tipo de pêlo), mas alguns especialistas não concordam. Nos primeiros tempos em Bedlington os entusiastas da raça promoviam brigas entre esses terriers e apesar de não serem naturalmente briguentos quando se envolvem em uma luta combatem até a morte.

Saúde: A Displasia da retina caracteríza-se pela má-formação na estrutura da retina. É uma doença congênita, e por isso os animais portadores dessa enfermidade devem ser retirados da reprodução para que não a transmitam para os filhotes. E a Luxação de patela ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Atividades: Adora atividade física. A atividade e a curiosidade são também marcas registradas da raça.

Pelagem: Grossa, macia e algodoada. No crânio e nas pontas das orelhas é abundante. Seu pêlo deve ser aparado regularmente.

Nenhum comentário: