segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bernese Mountain Dog

Origem: Suiça

Porte: G

Função: Os Berneses originalmente eram cães de trabalho, encarregados de inúmeras funções na vida cotidiana das fazendas. Por seu forte senso de território e um comportamento reservado com estranhos, essa raça chegou ser muito apreciada como cão de guarda. Nos dias atuais, a grande maioria é utilizada apenas como cão de companhia.

Personalidade: São bem alerta, energéticos, atenciosos e impetuosos, mas não têm o hábito de morder. Eles têm boa índole, não são tímidos e apegam-se com facilidade a uma pessoa. Desconfiam de estranhos, mas mesmo assim não são agressivos. São também fortes e espertos.

História: O Bernese Mountain Dog surgiu do cruzamento do Mastiff, trazidos pelos soldados romanos quando invadiram a Suiça, com cães pastores de ovelhas locais. Com isso, quatro raças montanhesas suíças foram geradas, sendo que o Bernese é a mais popular delas. As outras três são o Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, e o Entlebucher Sennenhund.

Saúde Os problemas comuns à raça são a displasia coxo-femoral, a displasia do cotovelo, torção do estômago, entrópio, ectrópio, problemas renais e câncer. Esta raça apresenta maior propensão à displasia coxo-femoral, que é o mau encaixe da cabeça do femur no acetábulo e tem como principal característica a hereditariedade e uma grande dor causada ao animal provocando dificuldade na locomoção. Para ter o controle deve-se comprar filhotes de canis onde é feito o exame radiográfico dos pais. Deve-se ainda radiografar o filhote quando ele atingir a idade de 18 meses. A torção do estômago é muitas vezes fatal e o cão deve ser levado ao veterinário imediatamente. O abdômen aumenta de tamanho e o animal sente muita dor ao toque. Para evitar a torção devemos alimentá-lo 2 vezes ao dia e não exercitá-lo após a alimentação.

Atividades: Precisam de espaço para poder exercitarem-se apesar de não serem do tipo que ficam em constante atividade. Para a manutenção de sua boa forma, caminhadas moderadas são altamente recomendadas.

Pelagem: Sua pelagem é grossa moderadamente longa, lisa ou levemente ondulada.

Nenhum comentário: