terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bloodhound

Origem: Bélgica e Inglaterra

Porte: G

Função: Bloodhound é um excelente companheiro da família. Possui uma enorme facilidade para farejar um rastro dias após a passagem do “dono do cheiro” por determinado caminho. Por isso, muitos países o utiliza para localizar pessoas desaparecidas. Por ser muito dócil e amigável mesmo com estranhos, não sendo indicado para exercer a função de guarda. No máximo poderá ser utilizado como cão de alarme.

Personalidade: Por serem da categoria hound, esses cães não devem permanecer soltos sem supervisão. Responsável, silencioso e determinado. Seu dono precisa estar preparado para treiná-lo a ter respeito e disciplina. O Bloodhound é um dos cães mais gentís e bondosos. São inteligentes e prestativos.

História: A origem do Bloodhound é bastante nebulosa e envolve a velha rivalidade entre ingleses e franceses. É uma das raças do grupo Hound mais antigas do mundo, sendo provavelmente descendente de um cão já documentado no século VIII, o cão negro de Santo Humberto. No século XII estes cães se tornaram os preferidos de membros do alto clero na caça, o que os tornou cães de criação restrita. Daí a origem do nome Bloodhound, em referência ao puro sangue e nobre origem da raça.

Saúde: É comum que ocorra Entrópio, ou seja, a inversão das pálpebras, que geralmente irrita os olhos. Pode ser corrigido cirurgicamente. Ectrópio caracteriza-se pela eversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Outro problema possivel de ocorrer é a torção gástrica. Caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Otite pode ocorrer devido à conformação de suas orelhas, à presença de tufos de pêlos dentro do ouvido e pelo fato das orelhas estarem caídas, propiciando o acúmulo de cerúmem e umidade. Deve-se limpar o ouvido com produtos próprios e tomar cuidados especiais, como proteger os ouvidos na hora do banho. Outra doença de caráter hereditário é Displasia coxo-femural Alteração física de na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.

Atividades: Por seu porte grande, são cães que têm um grau de atividade relativamente baixo. No entanto, não dispensam a possibilidade de exercitarem-se, precisando, para isso, de um bom espaço ao ar livre, sendo contra-indicado para aqueles que moram em casas pequenas ou apartamentos.

Pelagem: Sua pelagem é curta, sendo áspera no tronco e sedosa na cabeça e nas suas longas orelhas.

Nenhum comentário: